As inscrições estão abertas para o VIII Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais e o III Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer, que serão realizados pela Univali, em Itajaí, Santa Catarina entre os dias 24 e 27 de Outubro de 2016.

 

O evento é uma das principais atividades formativas da Rede Ibero-Americana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (RIBIOFAR) e da Rede Ibero-Americana de Investigação em Câncer (RIBECANCER) apoiadas pelo CYTED e CNPq. 

 

O objetivo é promover a atualização, integração e reflexão de docentes, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais que atuam nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Químicas e Biológicas, Etnobotânica, Nutrição, Medicina e demais áreas afins, além de profissionais ligados ao setores públicos e produtivos.

 

Os dois simpósios vão oferecer palestras e minicursos com a presença de renomados pesquisadores de diferentes países Ibero-Americanos que irão abordar diversos temas que envolvem a pesquisa multidisciplinar com plantas medicinais e novos agentes anticâncer obtidos a partir da biodiversidade e da síntese química. Mais informações http://www.simposiosiberoamericanos.com.br/

Fonte: CNTU

Publicado em 23/09/16

 

 

O diretor do Sinfarmig, Rilke Novato, participou nesta quinta-feira, 22/09, do 3º Congresso Mineiro de Farmácia (CMF) realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele integrou uma mesa-redonda que abordou a Vigilância Sanitária Alimentos e Medicamentos e contou com a presença de farmacêuticos, estudantes e profissionais da área da saúde.

O Congresso organizado pelo Conselho Regional de Farmácia oferece uma programação extensa que contempla diversas áreas do conhecimento como Análises Clínicas, Educação Farmacêutica, Farmácia Clínica, Farmácia Homeopática, Farmácia Hospitalar, Farmácia Magistral, Farmácia Oncológica, Gestão e Empreendedorismo, Indústria e Saúde Coletiva. 

O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os profissionais por meio de workshops, mesas-redondas, cursos, minicursos e palestras.

 

Fonte: CRF/MG

Publicado em 23/09/16

 

 

As principais centrais sindicais e movimentos populares do Brasil participam hoje do Dia Nacional de Luta e Mobilização nesta quinta-feira, 22/09. Profissionais de vários segmentos estão parando as suas atividades para participar das manifestações que ocorrem em todo o país. Em Belo Horizonte, a concentração foi na Praça Sete, seguida de caminhada até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para um ato unificado.

Na capital mineira, a manifestação que tomou a área central da cidade denunciou os ataques que a sociedade está sofrendo e o golpe de Estado que rompeu o regime democrático brasileiro. Os trabalhadores cada vez mais mobilizados querem expressar que não aceitarão os retrocessos propostos em seus direitos trabalhistas. 

Alternando as palavras de ordem “Nenhum direito a menos”, os manifestantes denunciavam dezenas de projetos na pauta do Legislativo com apoio do atual governo que prevêem a ampliação da terceirização e tiram direitos da classe trabalhadora como os que tratam da reforma da Previdência, acordos relativos a redução de salários, 13º, fatiamento de férias, além da PEC 241 e outras que pretendem reduzir os investimentos sociais particularmente nas área de saúde e educação. O dia nacional de paralisação é um espaço de resistência as ameaças sociais propostas pelo governo Temer e a preparação para a Greve Geral. 

As entidades sindicais defendem um projeto de desenvolvimento para o Brasil que inclua geração de emprego, distribuição de renda, trabalho decente, aposentadoria digna e redução da jornada de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicada em 22/09/16

 

 

 

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou  a proposta que obriga a prescrição de remédio pela sua denominação genérica.

A medida consta do Projeto de Lei 3249/00, do ex-deputado Dr. Hélio, que inicialmente propunha a medida apenas para a rede pública e hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Porém, o relator da proposta, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), entendeu que seria inconstitucional criar uma obrigação apenas para um grupo de médicos, e estendeu a medida a todos. "Entendemos que a obrigação deve ser feita a todos os médicos vinculados a rede hospitalar pública ou particular, a fim de que a lei, de modo isonômico, confira esse direito a todos os usuários dos serviços de saúde no Brasil", disse. 

 

Marca A proposta faculta ao médico o direito de, após a denominação genérica, indicar o nome comercial ou de marca. O profissional pode ainda expressar sua preferência por um dos produtos, e se manifestar contra a substituição de um medicamento específico por seu genérico.

Apesar das mudanças para corrigir algumas medidas, o projeto aprovado segue o substitutivo aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. Como tramita de forma conclusiva, a proposta aprovada pela Câmara no dia 20 de setembro de 2016 segue para a revisão dos senadores.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

Publicado em 22/09/16

 

Mais Artigos...