21/11: Anvisa aprova medicamento genérico inédito indicado no tratamento do câncer na próstata

Notícias

 

No mês de Combate ao câncer de próstata, a Anvisa publicou dia 20/11, o registro do genérico acetato de abiraterona. O medicamento será utilizado no tratamento de pacientes com metástase resistente a castração, em combinação com os medicamentos prednisona ou prednisolona. 

A aprovação dele deve reduzir os custos do tratamento, pois os genéricos vão entrar no mercado com um valor pelo menos 35% menor que o valor do produto de referência de acordo com a Lei dos Genéricos.

Até o momento, não havia genéricos do medicamento acetato de abiraterona, que está no mercado com o nome comercial Zytiga, registrado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica.

Como o acetato de abiraterona funciona

O acetato de abiraterona inibe seletivamente uma enzima necessária para a produção de androgênios (hormônios sexuais) pelos testículos, glândulas supra-renais e tumores da próstata. Assim, diminui consideravelmente os níveis destes hormônios, os quais levam à progressão da doença.

 

Fonte: Anvisa

Publicado em 21/11/17