26/09: Começa 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde com debate sobre SUS de qualidade e público

Notícias

 

 

O lugar da Vigilância dentro do Sistema Único de Saúde - SUS e a Responsabilidade do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde foram os temas que dominaram a primeira parte das apresentações seguida de debate na manhã desta terça-feira, 26/09. 

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais – CEVS contou com a presença dos especialistas, Rodrigo Fabiano do Carmo Said, Subsecretário de Vigilância e Proteção em Saúde da SES-MG, Ethel Maciel, professora de Epidemologia e vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, Jarbas Barbosa da Silva Júnior,  do Doutor em Saúde Pública pela Fundação Getulio Vargas, Geraldo Lucchese. O evento contou com a participação de mais de delegados escolhidos nas 400 conferências municipais que foram realizadas pelo Estado, além de usuários e autoridades da área.

Para Geraldo Lucchese, a Conferência é importante como movimento de construção de novas políticas e como resistência ao desmonte que está sendo promovido nas políticas de saúde. Rodrigo Fabiano Said apresentou um relatório com informações estratégicas das ações de Saúde em Minas e destacou que o momento é ideal para pontuar as práticas e as ações de intervenção em prol da manutenção e na defesa da saúde pública.  

A CEVS-MG que vai até dia 28/09, no Minascentro, pretende discutir vários temas envolvendo a vigilância em saúde e a construção de um SUS público e de qualidade. A Conferência deseja pensar políticas públicas com a participação de representantes do governo e da população a partir das discussões e deliberações sobre o tema. As sugestões passam pela aprovação de uma porcentagem mínima dos membros dos grupos para constar em um relatório, votado por todos delegados em uma Plenária Final. 

O trabalho irá resultar em propostas que vão orientar a aplicação e gestão das políticas públicas que serão debatidos em âmbito nacional no mês que vem em Brasília. A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) foi organizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 26/09/17