Folha de S.Paulo - 11/09/2013 - 18h06


DE SÃO PAULO


Os ratinhos de laboratório devem começar a enfrentar concorrência pesada no "mercado de trabalho" das pesquisas científicas, se depender do trabalho liderado por uma bióloga do Instituto Butantan.

Mônica Lopes Ferreira, do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada --que pesquisa como venenos podem se tornar úteis em tratamentos médicos-- está liderando um programa para estimular a substituição, ao menos em parte dos estudos, dos camundongos pelo peixe paulistinha, também conhecido como "zebrafish".

Segundo a pesquisadora, especialista em imunologia, o paulistinha já é usado em trabalhos científicos há mais de 30 anos, mas, no país, poucos optam pelo peixe.
Uma das vantagens do paulistinha é a redução de custos. "Um camundongo custa R$ 8 por dia, enquanto que o 'zebra' custa R$ 0,60", diz Ferreira.

Outro ponto positivo das cobaias nadadoras é a rapidez da procriação. A pesquisadora diz que cada um dá de cem a 200 ovos por dia, enquanto os camundongos geram de 8 a 10 em dois meses. Além disso, o ovo do peixe leva só 72 horas para se tornar um embrião e, em três meses, chega à idade adulta.

O peixinho também é mais "compacto" e, por ter o corpo transparente, permite a observação de estruturas internas sem necessidade de sacrifício, diz Ferreira, que passou cerca de um ano preparando o local adequado para os "zebras", com temperatura e umidade corretas para o seu desenvolvimento.

Há dois meses, o criadouro está pronto, com capacidade para 1.500 peixes.
A bióloga conta que, em primeiro lugar, sua meta é usar os peixes em seus próprios trabalhos e publicar um primeiro artigo tendo-os como cobaia em um ano. Mas a ideia é expandir o emprego dos paulistinhas. Ela vem recebendo visitas de pesquisadores -a maioria de fora do Butantan- interessados no peixe.

"O mundo todo usa o zebra para pesquisa comportamental, teste de novas drogas, estudo de desenvolvimento embrionário. São publicados cerca de 2.000 estudos por ano com eles. O Brasil só publica 40. Dá para aumentar muito."

Mas o objetivo não é aposentar os camundongos de vez. "Muitos dos reagentes que a gente usa foram criados para os camundongos. Pesquisas em que é necessário produzir anticorpos também ainda precisam deles."

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde, representado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), já está organizando a 2ª edição do Curso de capacitação para a Gestão da Assistência Farmacêutica (EAD): Especialização, Aperfeiçoamento e Estudos de Aprofundamento para farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde e farmacêuticos docentes de disciplinas em cursos de graduação em Farmácia.  Em breve, será publicado edital dispondo sobre a abertura de vagas e a seleção de estudantes.

As inscrições para o processo seletivo estão previstas para o período de 1º a 21 de outubro de 2013 e serão oferecidas 1.600 vagas. Das vagas ofertadas, 75% serão destinadas a farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde e 25% para farmacêuticos que exerçam atividade docente em disciplinas de cursos de graduação em Farmácia reconhecidos pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação.

Treze polos regionais serão sedes dos encontros presenciais: Manaus (AM), São Luís (MA), Natal (RN), Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), Divinópolis (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS).

O site – https://unasus.ufsc.br/gestaofarmaceutica, a partir de agora, estará divulgando todas as informações. Acompanhe, também, no Facebook: www.facebook.com/farmaciaEaD.

A Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG) anunciou a realização de processo seletivo, nesta quarta-feira, 11/09, para diversas funções.

Há vagas para profissionais de Farmácia, Administração, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Sistemas para Internet ou Gestão de Serviços de Saúde, Estatística, Ciências Contábeis, Enfermagem, Assistência Social, Biomedicina, Biologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação e Medicina. O salário é de R$ 2.291,10.


Os candidatos poderão optar pelas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Diamantina, Itabira, Coronel Fabriciano, Ponte Nova, Pedra Azul, Januária, Alfenas, Barbacena, Governador Valadares, Ituiutaba, Januária, Juiz de Fora, Manhumirim, Montes Claros, Passos, Pirapora, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e de Unaí.


A avaliação consistirá na análise de títulos, formação acadêmica e experiência profissional. Confira a íntegra do edital.  

Atenção colegas farmacêuticos!



Foi publicado Edital para Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para: farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas e nutricionistas.

Período de inscrição: 02/09/2013 a 06/10/2013.Bolsa Mensal: R$ 2.976,26

Confira o edital em:http://www.multiresidencia.com.br/editais-abertos e mantenha-se informado sobre processos seletivos para residência multiprofissional em todo o Brasil.

Mais Artigos...