O Sinfarmig enviou carta ao jornal Folha de S. Paulo para contestar a posição da Associação Brasileira de Psiquiatria que afirmou que o aumento do número de diagnósticos de transtornos mentais deve-se à evolução da medicina.
O Sindicato participa do Núcleo sobre Medicalização de BH e Região Metropolitana criado este ano e é contrário à tendência de patologização dos comportamentos sociais. A mensagem do Sinfarmig foi publicada no Painel do Leitor da Folha no dia 06/11. Leia abaixo:
"Parabenizamos à Folha de S. Paulo pela matéria “A doença da normalidade”, publicada no Caderno Equilíbrio de 05/11/2013. É fato incontestável que a elevação do número de diagnósticos de transtornos mentais nos últimos anos deve-se à exacerbação de tratamentos de comportamentos sociais. Os argumentos do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, de que o aumento dos diagnósticos de transtornos mentais é devido à evolução da medicina e à facilidade de acesso, é um contrassenso. Equivale dizer que se alguém apresenta algum comportamento anormal e ainda não foi diagnosticado (e rotulado com ele) é porque a medicina ainda não evoluiu o suficiente. É preciso ter mais cuidado com a busca frenética por patologizar comportamentos que podem fazer parte do cotidiano das pessoas."
Rilke Novato Públio – diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig).
08/11: SINFARMIG PARTICIPA DE DEBATE SOBRE AUTOMEDICAÇÃO NA TV
Em programa levado ao ar no último dia 06/09, o diretor Rilke Novato Públio representou o Sindicato no Brasil das Gerais, da Rede Minas.
O programa teve como tema "Os perigos da automedicação".
08/11: DEPUTADOS MANIFESTAM-SE SOBRE PROJETO DE LEI DO PISO
Em resposta à movimentação que a Federação Nacional dos Farmacêuticas (Fenafar) está levando à frente pela aprovação do Projeto da Lei 5.359/09, que fixa piso nacional para a categoria farmacêutica, alguns parlamentares estão vindo a público se manifestar. Os farmacêuticos contam com um link para adesão ao abaixo-assinado aos deputados.
Em carta ao presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira, o deputado Alexandre Roso (PSB/RS), membro da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e médico garantiu que o voto dele será pela aprovação do substituto ao Projeto de Lei nº 5.359/09. “Sou totalmente a favor do piso salarial da categoria, que promove mais saúde e qualidade de vida aos cidadãos”, disse.
A Deputada Federal Sueli Vidigal (PDT/ES), discursou na tribuna da Câmara, na quarta-feira (06/11/2013), requerendo a inclusão do PL 5.359 de 2009, que dispõe sobre o exercício da profissão farmacêutica e fixa o piso salarial dos farmacêuticos, na pauta da Comissão de Seguridade Social e Família.
A parlamentar ressalta que essa seria uma forma de reconhecimento da Casa à classe profissional de considerável relevância para a saúde brasileira. Acompanhe o pronunciamento.
06/11: FENAFAR CONVOCA CATEGORIA A PRESSIONAR PELA APROVAÇÃO DA LEI DO PISO
A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) convoca toda a categoria a pressionar os deputados federais por uma remuneração justa e adequada às funções realizadas. Para isso, criou na página da entidade (http://www.fenafar.org.br/fenafar/homepage/2013-11-04-21-29-35) um sistema rápido e fácil para o envio de e-mails aos parlamentares. Então, a palavra de ordem é: ação direta na Câmara já!
Há anos a Fenafar e seus associados têm como bandeira de luta a aprovação da Lei do Piso dos Farmacêuticos e das demais profissões que não obtiveram ainda essa vitória. Então, a hora é agora. Vamos agir!
O Projeto de Lei Substitutivo ao PL 5359/2009, que fixa o Piso Nacional Farmacêutico, esteve na pauta da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, na terça-feira (29/10). No entanto, foi retirado de pauta pelo deputado Rogério Carvalho (PT-SE). “O PL 5359/2009 do deputado Mauro Nazif, (PSB/RO) propõe aos farmacêuticos um avanço para a categoria e entendendo que a fixação do piso salarial, por lei, torna-se crucial para o bom desempenho do profissional e condizente com suas responsabilidades éticas”, ressaltou Ronald dos Santos, presidente da Fenafar.
Na quarta-feira (30/10), Ronald esteve reunido em Brasília com o Presidente da CSSF, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que se comprometeu a colocar a matéria em votação ainda neste mês. Portanto, precisamos ficar atentos para as pautas da CSSF, que sempre se reúne às terças-feiras pela manhã. Ainda na mesma data, os presidente da Fenafar e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge, discutiram ações da categoria para aprovação do substitutivo.
Um dos pontos acordados na reunião entre as entidades, ficou estabelecido que os deputados nos estados de origem serão procurados pelas entidades farmacêuticas, além do envio das cartas aos deputados são ações conjuntas das duas entidades.
Publicado no site da Fenafar em 05/11/2013