Entre os dias 29 e 30 de abril, o Sindicato das Indústrias dos Produtos Farmacêuticos e Químicos do Estado de Minas Gerais (Sindusfarq-MG) estará promovendo o curso Validação de Processos na Indústria de Cosméticos RDC Anvisa 48/2013.


O curso será ministrado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na avenida do Contorno, 4.520, auditório no 2º andar, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. O horário das aulas é das 8h30 às 17h com intervalo de uma hora e meia para almoço.


O custo é de R$ 800 para associados do Sindusfarq e R$ 1.200 para demais interessados.

 
Confira o conteúdo programático:

Histórico da validação de processos
Definições de validação
Benefícios da validação de processos
Priorização e planejamento
Estrutura e organização da validação de processos
O plano mestre de validação
O que validar
Tipos de validação
Processos da indústria de cosméticos
Análise de processos
O que é validação de processo?
Organização para a validação
Qualificação de equipamentos, fornecedores e materiais
Validação de metodologias analíticas
Validação de processos produtivos
Validação de processos de limpeza
Validação de sistemas computadorizados
Exercícios práticos para elaboração do Plano Mestre de Validação, Protocolos e Relatórios 

 

As aulas serão ministradas pela farmacêutica Valéria Yugue, que é graduada pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em marketing pela Media Marketing School. 
Desenvolveu sua carreira nas áreas de Garantia e Controle de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos e Desenvolvimento de Novos Negócios em empresas como Alcon, Johnson & Johnson, Wyeth-Whitehall, Novartis e RP Scherer (Catalent). É sócia e consultora da HSV Consultores Associados  da Yugue Assessores.

 

As vagas são limitadas e os interessados podem obter mais informações e se inscreverem pelo telefone (31) 3282–7904 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conselheiros e trabalhadores de saúde, pesquisadores, mobilizadores sociais e professores de vários estados do país se reuniram para discutir sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro contou com a participação do secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, André Bonifácio, da presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza. O secretário destacou a importância dos conselhos estaduais e municipais e o trabalho dos conselheiros de saúde.

 

 

Para ele, é importante que haja uma articulação entre as políticas de saúde e demais políticas públicas como forma de potencializar o debate e estabelecer uma agenda estratégica. Bonifácio alertou que é preciso acabar com a invisibilidade dos conselhos nos municípios. “As pessoas não sabem o seu valor. Elas não sabem a importância que têm.”

 

 

O secretário acrescentou, ainda, que a Conferência não começa só em 2015, ela acontece todos os dias, acontece agora. “Não adianta querermos mudar a metodologia da Conferência, se continuarmos com esse mesmo modelo de conceito e de representação social da maneira que está”, disparou.
 

 

 

Já a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Sousa, afirmou que é preciso observar o cenário internacional e nacional, além de perceber o papel da sociedade. “É importante mobilizar a sociedade, os sindicatos, as cooperativas. “Conferência é uma expressão mobilizadora”, disse.
 

 

 

“A 8ª Conferência teve um peso significativo para o Brasil. Precisamos associar a 15ª Conferência com a melhora de vida e saúde da população, pois o povo está vivendo mais tempo. Temos uma rede diferenciada da que tínhamos antes, hoje temos saúde mais específica, como a saúde do trabalhador, saúde da mulher, saúde mental e outros tipos. isso foi uma conquista”, ressaltou.
 

 

 

A presidenta lembrou que a 8ª Conferência contou com quatro mil participantes, mil delegados e três mil convidados. “Temos que mobilizar a base e seguir”. São cinco prioridades: direito à saúde, política de financiamento do SUS, recursos humanos, desenvolvimento científico e fortalecimento do controle social.
 

 

 

“Nossa perspectiva é que a 15ª Conferência seja tão relevante quanto a 8ª. A ideia é fazer uma Conferência diferente e todos nós podemos contribuir. No entanto, repensar a Conferência é repensar os Conselhos”, acrescentou.

 

 

Fonte: CNS
Publicado em 16/04/2014

Devido aos feriados de Semana Santa e Tiradentes, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) não terá funcionamento na sexta-feira: 18/04 e segunda-feira, 21/04.

Voltaremos ao expediente normal, das 08h às 18h, a partir da terça-feira, 22/04.     

 

Desejamos a todos um bom descanso e um bom feriado!

Mais Artigos...