No dia 26 de março, por solicitação da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), ocorreu audiência na Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, com o diretor Claudio Henriques e a coordenadora geral Carla Domingues. Um dos temas da reunião com a SVS é a necessidade de ampliar a vacinação contra a gripe entre os farmacêuticos e os demais trabalhadores que atuam nas farmácias e drogarias do país.
O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, destacou que os usuários estão hoje mais sensibilizados para a importância da saúde, mostrando-se cada vez mais interessados em receber informações acerca de medicamentos, da terapêutica que lhes é instituída e das suas patologias. Neste contexto, a farmácia deve assumir o papel de um estabelecimento avançado de saúde, prestando um atendimento diferenciado e de qualidade. Somado a isto, grande parte da categoria farmacêutica atua diretamente no balcão das farmácias do setor privado e 70% são mulheres.
Conforme a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) no ano de 2012 foi emitida 738.851.800 cupons na rede Abrafarma. O que equivale a quatro vezes o total da população brasileira tivesse passado por todas as suas associadas. Isto demonstra o número elevado de pessoas que passam pelos balcões das farmácias e que são atendidas pelos 440. 000 trabalhadores deste setor.
Neste diálogo surgiu a necessidade de revisão da Portaria conjunta ANVISA/FUNASA nº.1/2000, no sentido que venha possibilitar a aplicação de vacinas nas farmácias. Inclusive esta foi uma das contribuições da Fenafar a consulta pública quanto à agenda regulatória 2013/2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O diretor da SVS, senhor Claudio, sinalizou a abertura e manutenção desta conversa que terá desdobramentos ao longo dos próximos meses.