A história de luta da farmacêutica inspirou a Lei Maria da Penha (11.340/06), considerada um marco no combate à violência doméstica contra a mulher

Maria da Penha Maia poderá ser indicada ao prêmio Nobel da Paz de 2017. Durante todo este mês, o comitê da premiação recebe sugestões de possíveis candidatos. O nome de Maria da Penha, como uma das indicações ao prêmio Nobel, será confirmado no próximo mês de fevereiro.

 

O anúncio foi feito durante a comemoração dos 10 anos da Lei Maria da Penha quando o Senado e o Governo do Distrito Federal (GDF) lançaram a campanha.

Maria da Penha foi vítima de várias agressões do então marido que por duas vezes tentou matá-la e acabou deixando a profissional paraplégica na década de 1980.

Durante entrevista ao jornal "O Povo", Maria da Penha afirmou estar surpresa com a indicação, mas disse que está otimista porque o prêmio pode dar uma mais visibilidade à proteção da mulher.

O Prêmio Nobel da Paz é concedido desde 1901 e já ofereceu prêmios a 97  indivíduos ou organizações.

Fonte: Correiro Brasiliense

Publicado em 06/10/16

 

 

 

 

Nesta quinta-feira, 06/10, a partir das 18h o Fórum Estadual de Luta pela Valorização da Profissão realizará um debate sobre Assistência Farmacêutica nos hospitais. Desde o início do ano estão sendo realizadas reuniões mensais com o objetivo de discutir assuntos de interesse, levantar propostas e definir ações que fortaleçam a categoria farmacêutica. 

As reuniões acontecem na segunda quinta-feira de cada mês, mas em outubro foi antecipada a pedido do Conselho Regional de Farmácia devido à relevância do tema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 05/10/16 

 

 

 

Na primeira pauta da Câmara Técnica de Gestão da Força do Trabalho do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais – CES/MG, nesta segunda-feira, 03/10, o diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Nivaldo Júnior, que representa o segmento dos trabalhadores foi escolhido o relator da instância. Na próxima reunião, a Comissão dos Aprovados no Concurso da SES/MG irá participar para abordar a situação dos servidores que ainda não foram convocados. As reuniões são abertas ao público e acontecem quinzenalmente às terças-feiras na sede do Conselho na Rua Rio de Janeiro, 471 – centro, Belo Horizonte. 

Nivaldo Júnior explicou que acompanhará ainda mais de perto os assuntos de relevância para as categorias na Câmara "Gestão da Força do Trabalho". Para ele, será uma oportunidade de exercer a afinidade que possui com a atividade sindical. Desse modo, permitir a proposição e emissão de pareceres sobre a implementação da política de trabalho, além de viabilizar significativas contribuições também para as demandas dos farmacêuticos do sistema público de saúde.

No dia 29/09 a diretoria colegiada do Sinfarmig encaminhou um ofício ao CES/MG solicitando a criação de uma Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica. O objetivo é ampliar a discussão sobre os temas que envolvem o segmento. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 04/10/16

 

 

 

 

“Se não houver uma adesão e uma mobilização muito forte dos farmacêuticos hospitalares não conseguiremos fechar uma campanha salarial este ano”. Esta é a conclusão da diretora do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Júnia Lélis, que tenta negociar desde o mês de maio um reajuste mais justo com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Minas Gerais – Sindhomg na Campanha Salarial de 2016. Numa clara demonstração de descaso, a entidade patronal emperrou o processo de negociação e a diretoria do Sinfarmig decidiu, então, acionar o Ministério Público do Trabalho – MPT para mediar o diálogo e buscar um acordo mais digno para os profissionais. 

 

O pedido de mediação é uma forma de manter e, com isso avançar, nas negociações coletivas com os patrões além de aprovar um novo instrumento normativo de trabalho para os farmacêuticos que atuam no setor. A solicitação foi elaborada pelo Sinfarmig que espera desde a data-base da categoria, 1º de junho, por uma proposta decente do Sindhomg.

 

O Sinfarmig publicou o edital e realizou uma Assembleia Geral no dia 17 de maio para construir a pauta de reivindicações com cláusulas consistentes para atender os anseios dos farmacêuticos hospitalares. Entre as mais importantes a criação de um Piso Salarial no valor de R$4.000,00 para uma jornada de 40 horas. No dia 31 de maio foi realizada a primeira reunião na qual a entidade patronal surpreendeu a todos oferecendo pela primeira vez na história das campanhas o 0% de reajuste. 

 

Na segunda reunião, que aconteceu dia 27/07, a proposta do Sindhomg foi de reajuste 5% com pagamento retroativo a data-base, sem concessão do piso salarial pleiteado. O Sinfarmig entendeu como uma afronta e a categoria recusou a oferta já que os índices oficiais da inflação apontavam 9,49% referente ao período de junho de 2015 a maio de 2016. 

  

A fixação do piso é a única possibilidade de garantir uma remuneração mínima para todos os profissionais. Porém, a entidade patronal nega a reivindicação dos farmacêuticos mineiros. Portanto, os profissionais agora aguardam o  MPT marcar uma reunião entre as partes para dar continuidade a negociação da pauta. 

 

O Sinfarmig reitera sua luta em prol da categoria farmacêutica em seus diversos segmentos e convoca todos os farmacêuticos hospitalares a participar da mobilização para que os esforços possam conjuntamente resultar no avanço das conquistas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 04/10/16

 

Mais Artigos...