O Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) da Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza na próxima quarta-feira, 26/10, às 17h, um seminário gratuito e aberto ao público sobre Assistência Farmacêutica na Atenção Básica e Farmácia Popular: uma análise das políticas públicas. 

A implementação do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) introduziu no país uma terceira fonte de provisão de medicamentos, sendo as outras duas a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica (AFAB) e as farmácias comerciais. O Programa introduziu novos mecanismos, como o subsídio, o co-pagamento e a parceria público privado (PPP) com o varejo farmacêutico na modalidade Aqui Tem Farmácia Popular (ATFP). A iniciativa acabou se tornando importante delas considerando o volume de recursos financeiros destinados e a quantidade de pontos de dispensação. 

 

Para falar sobre o assunto a instituição convidou o Professor Substituto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leonardo Vidal Mattos. Ele é formado em farmácia pela UFMG e é Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz. O farmacêutico  é membro do Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento da Saúde (GPDES/IESC/UFRJ).

O Seminário será realizado na sala 3003, bloco 2 da Faculdade de Farmácia, UFMG. Não há necessidade de inscrição prévia e os interessados poderão solicitar o certificado de participação. Mais Informações pelo  https://www.facebook.com/events/1164438750302128/

 

Centro de Estudos do Medicamento da Universidade Federal de Minas Gerais  CEMED UFMG

Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.farmacia.ufmg.br/cemed

Blog: www.cemedmg.wordpress.com

Telefone: 31 34096854

 

Fonte: CEMED UFMG 

Publicada em 21/10/16

 

  

O campo de trabalho e os desafios dos profissionais farmacêuticos é o tema que será abordado pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig no 10º Encontro Nacional de Farmacêuticos de Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 21/10, às 8h30 da manhã. O evento científico promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) de âmbito nacional é promovido pela escola a cada dois anos. A palestra da farmacêutica e diretora da entidade sindical, Junia Lélis, abrangerá as áreas de atuação do profissional de Farmácia e seus desafios no mundo do trabalho. 

O Enfarp é um espaço para enfatizar o farmacêutico como um profissional da saúde, independentemente do segmento e um ambiente para debater questões éticas. A programação vai até domingo, 23/10 com palestras, cursos, mesas-redondas e simpósios aberto a graduandos, pós-graduandos, residentes, professores e profissionais da área. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 20/10/16

 

 

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig participou na manhã desta quarta-feira, 19/10, de reunião da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica (CTAF) no Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte - CMSBH.  Na pauta um balanço sobre o desabastecimento na rede SUS/BH que foi feito pela responsável pela Gerência de Assistência Terapêutica (Gemed) da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Emília Ahouagi.

Segundo ela a média de abastecimento nas unidades básicas de saúde é de 71,85% na capital, sendo que 63 itens estão em atraso por causa dos fornecedores. Para Ana Emília Ahouagi vários fatores estão contribuindo para o desabastecimento tais como problemas na entrega e nas licitações. O CMSBH permanecerá na postura de cobrar ações tanto que agendou para a reunião do dia 23/11 a atualização dos dados pela Gemed. 

A Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica, antiga reivindicação do Sinfarmig e da sociedade foi criada este ano. As reuniões acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, na sala de reunião do CMSBH.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 19/10/16

 

 

 

O 5º Encontro de Sindicatos dos Farmacêuticos do Norte e Nordeste acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro em Recife, Pernambuco. O evento que é uma iniciativa da Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar contará com a presença da diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais. Rilke Novato participará da mesa de abertura “Controle Social e Valorização do Trabalho Farmacêutico no SUS” ao lado de lideranças sindicais das duas regiões e outros convidados. O Encontro pretende debater temas pertinentes ao momento político e econômico do país e que envolve diretamente a categoria e as entidades classistas. 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco - Sinfarpe que este ano está completando 50 anos de fundação irá sediar pela primeira vez o Encontro de Sindicatos e ao mesmo tempo comemorar o cinquentenário do Sinfarpe.

O objetivo é aumentar a interação entre os sindicatos das duas regiões e buscar apoio para superar desafios nas conquistas da categoria tais como um piso salarial unificado, carga horária semanal de 30 horas, adicional insalubridade e gratificação por tempo de serviço, entre outras pautas.

O 1º Encontro de Sindicatos dos Farmacêuticos Norte e Nordeste dos foi realizado em Fortaleza (CE), em 2011, em Teresina (PI), em 2012, Manaus (AM) em 2013 e Salvador (BA) em 2014.  

Fonte: Fenafar

Publicado em 19/10/16

 

Mais Artigos...