As vendas de medicamentos nas farmácias brasileiras cresceram 12,4% no ano até setembro, segundo dados da IMS Health compilados pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Com essa expansão, o faturamento chegou a R$ 37 bilhões, frente a R$ 33 bilhões no mesmo período de 2015. Em número de doses comercializadas, a alta foi de 4,9%, a 109 bilhões.

A Interfarma pondera que, apesar do crescimento nominal elevado, “é preciso descontar a inflação do período e considerar também o aumento de custos para chegar ao crescimento real do setor”. A inflação medida pelo IBGE no período é de 5,51%, além dos custos elevados com energia e tributos que têm impactado a indústria.

“Em comparação com os demais setores, o farmacêutico consegue ser mais resistente às crises porque medicamentos são produtos de primeira necessidade”, diz em nota o presidente-executivo da entidade, Antônio Britto.

Em 12 meses até setembro, as vendas no varejo farmacêutico subiram 11,9%, para R$ 49 bilhões, enquanto o número de doses comercializadas cresceu 5,1%, a 144 bilhões.

A Interfarma lembra que o varejo representa cerca de 70% do mercado farmacêutico brasileiro, que hoje movimenta em torno de R$ 65 bilhões por ano.

Fonte: Valor Econômico / Site 

Publicada em 08/11/16

 

 

 

 

Cerca de 2000 profissionais e estudantes do mundo inteiro participam de hoje até o dia 10/11 do “Vida em equilíbrio: saúde, beleza e bem-estar”, o XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Países de Língua Portuguesa (AFPLP), pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, com o apoio de várias entidades, o evento terá como tema “Vida em equilíbrio: saúde, beleza e bem-estar”. 

O Congresso é realizado paralelamente a outros quatro eventos – V Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde, Congresso Brasileiro de Fitoterapia, I Congresso Brasileiro de Farmácia Estética e I Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos e reunirá farmacêuticos e estudantes de todos os estados brasileiros  e de outros países como  Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde.

As discussões estarão voltadas para a área clínica, que tem registrado grandes avanços no mundo inteiro. Cada vez mais os farmacêuticos estão assumindo funções que os colocam mais focados no cuidado ao paciente, não se restringindo mais ao medicamento. Haverá uma mesa redonda com um panorama das doenças crônicas no mundo debatendo o papel do farmacêutico que atua no acompanhamento e manejo de pacientes crônicos.

Esse eixo temático também contará com duas mesas redondas para demonstrar as experiências da atuação em farmácia clínica que tiveram êxito em nível nacional e internacional. Na mesa nacional, serão apresentados casos de sucesso de farmácias ou hospitais que implantaram serviços de acompanhamento em vários municípios brasileiros. Na mesa internacional, profissionais de Língua Inglesa apresentarão experiências de desenvolvimento e de atuação do farmacêutico em área clínica em seus países de origem. Assim como, sobre a prescrição farmacêutica, como funciona a área da farmácia e a atuação profissional nos sistemas de saúde daqueles países.

Na área da Saúde Estética, a intenção é divulgar conhecimentos e criar um entre farmacêuticos que já atuam ou pretendem trabalhar nessa área com novas técnicas, equipamentos e produtos. Durante o Congresso, deverá ser criada a Sociedade Brasileira de Estética e Cosmética.

 

Fonte: CFF

Publicada em 08/11/16

 

 

 

 

O programa de Pós Graduação de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou entre os dias 17 e 19 de novembro a segunda edição do simpósio "Desafios para transformar a investigação científica em relevância social" – Simcifar. 

O evento consiste em uma das principais atividades da Faculdade de Farmácia da UFMG e objetiva cooperar com a formação dos alunos  além de apresentar os avanços da pesquisa científica e suas contribuições para a sociedade. 

O Simcifar permite a integração de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais que atuam nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Química, Biologia, Medicina entre outras. A programação do Simpósio oferece palestras, minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres e a presença de renomados pesquisadores das diversas áreas. Mais informações no https://www.facebook.com/simcifar/

 

Fonte: Faculdade de Farmácia UFMG

Publicada em 07/11/16

 

 

 

 Nos dias 4 e 5 de novembro, a Federação Nacional dos Farmacêuticos - Fenafar realizou um Curso de Formação Sindical para a diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig. A iniciativa, considerada um dos pontos definidos como estruturantes, foi aprovada durante o Planejamento Estratégico da Gestão da Fenafar, realizado em março de 2016. Durante a gestão até agosto de 2018 serão realizadas várias formações em parceira com o Centro de Estudos Sindicais e do Trabalhador – CES, em todos os sindicatos da base da Fenafar.

 

Em Belo Horizonte, o curso foi realizado no auditório do Sinfarmig, e contou com a presença de diretores da nova gestão (2016/2018), além dos funcionários da entidade. Entre os assuntos abordados A Origem do Sindicato e a História do Movimento Sindical Brasileiro, que foi apresentado pelo historiador Renato Bastos.  A professora Celina Arias falou sobre as  Negociações Coletivas com a colaboração da diretora de Organização da Fenafar, Debora Melecchi. As “Concepções Sindicais’’ foram destacadas pelo Professor Adelmo Rodrigues.

Para a diretora da Fenafar e do Sinfarmig, Júnia Lelis, o curso cumpriu o objetivo de qualificar e orientar os participantes sobre a importância do enfrentamento as adversidades do mundo sindical. Para ela, a capacitação dos diretores sobre as estratégias para superar os desafios das negociações trabalhistas é fundamental, sobretudo, num momento conjuntural adverso. “Entendemos que a formação para uma atuação mais eficaz no movimento sindical em nível estadual e nacional deve ser permanente e sempre contextualizada” defende Júnia Lelis.

 

Além dos diretores e funcionários do Sinfarmig estiveram presentes diretores  convidados  representando o Sindicato dos trabalhadores da saúde- SIND-SAÚDE dos Municípios de Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas e Ibirité, e da Federação dos Diabéticos de BH e região, além de farmacêuticos que atuam no ramo de farmácias e drogarias.

 

Na avaliação final, os participantes aprovaram a abordagem feita no curso que procurou mesclar a realidade da conjuntura nacional e o histórico das lutas sindicais. Para o diretor do Sinfarmig e da Fenafar, Rilke Novato, o conteúdo é importante porque nos remete à profundas e sérias preocupações quanto ao destino das entidades sindicais e das conquistas trabalhistas alcançadas ao longo das décadas. “Mais do que nunca precisamos nos manter mobilizados para resistirmos e impedirmos retrocessos já em andamento que podem ser adotados pelo governo golpista com o apoio de um poder judiciário reacionário”, alerta.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 07/11/16

 

Mais Artigos...