Um ofício encaminhado à Prefeitura Municipal de Tiradentes pediu a correção da defasagem salarial do farmacêutico e a valorização da atividade profissional com garantia de condições dignas para desempenho da função. Este foi o documento enviado pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig ao prefeito municipal de uma das principais cidades históricas de Minas. 

 

Para a entidade sindical, a Assistência Farmacêutica vem aumentando o seu campo de atuação e desempenha uma série de atividades fundamentais no Sistema Único de Saúde – SUS. Segundo o Sinfarmig o profissional vem sendo convocado a atuar em diversas frentes, inclusive aquelas que viabilizam recursos financeiros para os municípios oriundos tanto do Ministério da Saúde quanto da Secretaria Estadual de Saúde – SES/MG.  

 

No ofício, o Sindicato solicita providências para a reparação do salário praticado no município que se encontra muito abaixo do Piso Salarial estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que atualmente é de R$ 3. 923,62 para uma jornada de 40 horas semanais e é praticado para a  maioria dos farmacêuticos no Estado. Embora não haja um Piso Salarial Nacional para a categoria, o Sinfarmig orienta os empregadores públicos a usar esta referência caso não possa praticar uma remuneração maior. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig 

 

Publicado em 18/08/17

 

 

 

 

Campanha salarial 2017 - Farmacêuticos de Transportadoras

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig participará na próxima terça-feira, 22/08, às 14h, na Avenida Antonio Abrahão Caram, 728, bairro São José, da primeira reunião de negociação coletiva dos farmacêuticos que atuam em transportadoras com entidade patronal. 

A pauta de reivindicações foi elaborada e aprovada pela categoria em Assembleia Geral Extraordinária realizada no mês de maio. Mas só esta semana o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais - Setcemg sinalizou com a data da reunião que deverá criar a primeira Convenção Coletiva de Trabalho – CCT para os farmacêuticos que atuam neste segmento.

Para elaborar a pauta, o Sinfarmig envolveu os profissionais e criou um canal de comunicação on-line para receber sugestões de reivindicações de caráter coletivo da categoria que se encaixassem na CCT.

A intenção era democratizar a pauta de reivindicações e melhorar a interação com os farmacêuticos. Para o Sinfarmig, o ramo de atividade é muito importante e  tem crescido muito principalmente após ter se tornado obrigatória a presença do farmacêutico como responsável técnico habilitado nos quadros das empresas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 17/08/17

 

 

 

 

A diretora do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Christianne Jácome, representou a entidade na comissão de revisão do regulamento da Mesa Permanente de Negociação SUS de Contagem. Na reunião, realizada no dia 14/08, o Sindicato apresentou carta de intenção solicitando a participação na nova composição da Mesa.

 

 

A Comissão conta com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed), do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (SOMGE) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Contagem (Sindiscon) além do Sinfarmig.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 17/08/17

 

 

 

 

A proposta de regulamento da etapa nacional da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) está disponível para alterações, acréscimos ou exclusões de propostas. As sugestões podem ser feitas por meio de formulário on-line que estará disponível até a próxima terça-feira,  22/08. No link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=33071

 

Esta proposta foi elaborada pela comissão organizadora da 1ª CNVS e aprovada na 295ª Reunião Ordinária do Colegiado do CNS e define as regras de funcionamento da etapa nacional. A conferência promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi convocada pela Portaria 1.017, de 11 de maio de 2016, com Regimento aprovado na 284ª Reunião Ordinária do colegiado, nos dias 18 e 19 de agosto de 2016. A 1ª CNVS será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília.

 

Fonte: CNS

Publicada em 17/08/17

 

Mais Artigos...