O Sistema Único de Saúde – SUS na mídia e a contribuição da comunicação para a saúde individual e coletiva foi o tema do “I Encontro de Comunicação e Saúde realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMSBH) na manhã desta sexta-feira, 25/08 no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte - SMSBH.  

A iniciativa foi da Câmara Técnica de Comunicação do CMSBH, que contou com a presença do diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais, Sebastião Fortunato, jornalistas da imprensa, assessores de comunicação, blogueiros, profissionais da saúde, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte – PBH, dos conselhos de classe, sindicatos, conselhos regionais da saúde, usuários e autoridades da área.

A abertura do Encontro foi feita pelo presidente do CMSBH, Bruno Pedralva, que destacou a importância de debater abordagem da saúde pela mídia e no processo de fortalecimento da articulação do SUS. A intenção, segundo ele, é de aproximar os veículos da realidade da saúde para a criação de uma comunicação conjunta. Bruno Pedralva apontou a importância do Controle Social enquanto interlocutor para o acesso a informações sobre o Sistema Único de Saúde. 

Na opinião de Sebastião Fortunato oportunidades como esta são importantes para ampliar a discussão sobre um novo modelo de comunicação em que haja espaço para o acesso a informações relevantes e fundamentais para a população principalmente quando o assunto é saúde. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 25/08/17

 

 

 

Mais uma Prefeitura recebe ofício do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig. Desta vez foi Itatiaiuçu, que tem como Prefeito Municipal Matarazo José da Silva. 

 

O ofício recomenda que a administração municipal contrate profissional para o cargo de farmacêutico na saúde pública. “Considerando que os serviços farmacêuticos existentes no Município de Itatiaiuçu, em obediência á legislação vigente (Lei Sanitária n. 5991/1973 reforçada pela Lei n. 13021/2014) contam com a presença de profissionais farmacêuticos à frente destes serviços”. 

 

A entidade sindical solicita que sejam tomadas as devidas providências para a realização de concurso público visando acabar com a situação de ilegalidade em que o Município está incorrendo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicado em 24/08/17 

 

 

 

A Percepção Sindical quanto aos avanços na Profissão é o assunto que o diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Rilke Novato, irá apresentar na próxima terça-feira, 29/08, às 14h, no XXXVI Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos – SAEF organizado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. A Escola estará comemorando também os 106 anos de criação da Graduação e vai abordar o tema As conquistas profissionais farmacêuticas. 

 

A programação terá início dia 29/08 pela manhã com a palestra magna do presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, seguida da mesa de debate As conquistas: da teoria à prática. Também serão abordados  O cuidado do paciente no consultório farmacêutico e Os avanços no setor magistral no atendimento ao paciente. O evento tem duração até 01/09. Mais informações e inscrições  http://www.farmacia.ufmg.br/saef/

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 23/08/17

Imagem: SAEF/UFMG

 

 

 

Anunciada mais uma ação absurda no pacote das mudanças que querem empurrar o Brasil cada vez mais para o abismo. Desta vez o senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) apresentou um Projeto de Lei (PLS 280/2017) que estabelece transferência da função pública de fiscalização administrativa para o setor privado. Trocando em miúdos seria autorizar o Estado a firmar parcerias privadas em variados setores dando poderes a terceiros de exercer uma atividade da esfera pública. Anastasia sustenta que a sociedade ganharia em eficiência principalmente em relação à falta de pessoal e a qualidade na fiscalização. Mas a proposta repercutiu mal entre as carreiras de Estado. 

A justificativa é de que a mudança seria relevante para novo paradigma jurídico e importante em vários ramos de atividades em que há falta de servidores. Segundo argumentos dele, um meio de contratar pessoas de fora,  por meio de instrumentos permitidos por lei numa modalidade mais barata para os cofres públicos. 

A maior crítica ao projeto é de que algumas administrações deixam de capacitar setores do serviço público para depois entregar estas atividades ao setor privado. Estes e outros questionamentos podem ser feitos assim como opiniões podem ser dadas numa consulta pública que o Senado está disponibilizando sobre o projeto PLS 280/2017. Confira a íntegra do Projeto e exerça a sua cidadania votando aqui  

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 22/08/17

 

Mais Artigos...