A exemplo do que ocorre com os médicos do serviço civil, os médicos das Forças Armadas agora poderão acumular dois cargos públicos para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). A garantia está prevista na Emenda Constitucional 77, promulgada em sessão do Congresso Nacional nesta terça-feira, 11/02. Pelo texto, o exercício da atividade militar, no entanto, deverá prevalecer sobre as demais.


Durante a sessão, o presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou que, com a promulgação da emenda, 20 mil profissionais do Exército, da Marinha e Aeronáutica poderão acumular outro cargo e aumentar a qualidade de atendimento na rede pública de saúde. “ A atual emenda não tem a pretensão de resolver toda a carência de médicos no pais, mas poderá representar um alívio”, completou Calheiros.


Em trocadilho com o programa do governo federal, o Mais Médicos, o senador disse também que, com a medida, o Congresso fez o que chamou de “muito mais médicos”.



O evento também teve a participação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que disse no discurso que a Emenda é importante para superar tendência de esvaziamento das Forças Armadas, que ocorre devido ao impedimento de exercício de outro cargo, prejudicando especialmente a população de regiões de fronteiras.

“Em nosso país, onde faltam médicos, é justo e muito adequado que se dê aos profissionais militares o mesmo tratamento que se dá aos civis”, disse Alves.

Karine Melo - Repórter da Agência Brasil

A implantação da rastreabilidade de medicamentos no Brasil será acompanhada por um comitê especialmente formado para esta função. O Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (Rastreabilidade) conta com representantes do governo, conselhos profissionais, representações da indústria e entidades das diferentes áreas da cadeia de medicamentos.
 


Entres as funções do Comitê está a indicação de parâmetros de integração dos dados da Rastreabilidade com o sistema de medicamentos controlados, o SNGPC. Os participantes do grupo também terão a responsabilidade de fazer a articulação com os setores envolvidos, indicar critérios e parâmetros técnicos e realizar estudos e propostas para que o medicamento seja rastreável até o consumidor final, especialmente aqueles que não são de controle especial.


As matérias aprovadas pelo Comitê que resultem em aspectos normativos dependerão de deliberação da Diretoria Colegiada da Anvisa.


Clique aqui para ler a portaria 176/2014 que institui o Comitê.  

 

Fonte: Imprensa Anvisa

 

A Associação Mineira de Farmacêuticos (AMF) está com inscrições abertas para o Curso de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Farmacêuticos sindicalizados têm desconto na matrícula que é maior para os inscritos até 17/02: R$ 350.  

 

O curso tem como objetivo capacitar profissionais farmacêuticos para o exercício da prática clínica em seus diversos ambientes de trabalho fundamentado em conhecimentos e habilidades clínicas que contemplam boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica conforme diretrizes da Resolução 585/2013 e 586/2013 do CFF.

 

Para mais informações e inscrições, clique aqui

O Conselho Nacional de Saúde aprovou o calendário para a realização das etapas estaduais e regionais que antecedem à plenária nacional da 4º Conferência de Saúde do Trabalhador. A Conferência tem como tema central Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado.

 

A Fenafar considera que a mobilização dos farmacêuticos e farmacêuticas para este debate é fundamental e fortalece a luta da categoria pela sua valorização.

Veja o calendário:
- 28.02 - data limite para envio das datas das etapas macrorregionais e estadual - para a comissão organizadora da 4ª CNST

Março
* 10 e 11 -macro TO
* 11 e 12 - 1º macro SP
* 17 e 18 - macro Augustinópolis (TO)
* 19 e 20 - macro Araquaina (TO)
* 20 e 21 - 2º macro SP
* 21 e 22 - macro serra Caxias do Sul (RS)
* 25 e 26 - macro Guaraí (TO)
* 28 e 29- macro sul Pelotas (RS)

Abril
* 01º e 2 - 3º macro SP
* 01º e 2 - macro Dianópolis (TO)
* 02 - macro norte (ES)
- macro central (ES)
- macro metropolitana (ES)
- macro sul (ES)
* 03 e 04 - macro Gurupi (TO)
* 08 e 09- 4º macro (SP)
* 11 e 12 - macro centro oeste Santa Maria (RS)
* 14 e 15 - macro Paraíso (TO)
* 15 e 16 - 5º macro (SP)
* 22 e 23 - 6º macro SP
* 22, 23 e 24 - estadual ES
* 23 e 24 - macro Palmas (TO)
* 25 e 26 - macro metropolitana Porto Alegre (RS)

Maio
* 08,09 e 10 - estadual SP
* 9 e 10 - macro vales Santa Cruz do Sul (RS)
* 16 e 17 - macro Missioneira Santa Rosa (RS)
* 23 e 24 - macro norte Passo Fundo (RS)
* 27 e 28 - estadual TO

Junho
* 05,06 e 07 - estadual (RS)
* 10 e 11 - estadual MS

Novembro
* 11, 12 e 13 de novembro - etapa nacional - BSB (DF)

 

Fonte: Fenafar
Publicado em 10/02/2014

Mais Artigos...