As negociações salariais do Sinfarmig com o sindicato patronal (Sincofarma) foram encerradas resultando em reajuste de 5,5% sobre os salários de farmacêuticos de farmácias, drogarias e distribuidoras. Esse aumento será retroativo à data-base do setor que é 1º de março.


A abertura de conta em banco para depósito do salário dos farmacêuticos, uma reivindicação antiga do setor, foi acatada pelos patrões na forma de recomendação. Quer dizer que o sindicato patronal vai recomendar aos associados que abram a conta-salario para os farmacêuticos. 


Importante ressaltar que os profissionais devem insistir para que essa conta seja aberta, fortalecendo assim o cumprimento da recomendação conseguida nas negociações deste ano.


Veja, abaixo, como o reajuste de 5,5% incide sobre o piso-salarial dos farmacêuticos de farmácias, drogarias e distribuidoras a partir da data de 1º de março. 


Vale lembrar que o valor do piso é o mínimo que o profissional deve receber como remuneração e não deve valer como o valor máximo a ser pago ao farmacêutico. 


O profissional, por sua vez, deve exigir o reconhecimento devido ao seu trabalho com a remuneração justa que vai além do piso garantido na Convenção Coletiva de Trabalho, já encaminahda ao Ministério do Trabalho e Emprego para homologação.
 

Como ficam Piso Salarial e horas trabalhadas com o reajuste de 5,5%:  
  

20 horas semanais – R$1.566,67
30 horas semanais – R$ 2.350,01
40 horas semanais – R$ 3.133,35
44 horas semanais – R$ 3.446,68


Hora normal  -       R$ 15,67
Hora extra 50% -    R$ 23,50
Hora extra 100% -  R$ 31,34

 

Servidores da Saúde e da Educação de Betim lotam os corredores do Centro Administrativo da cidade na quarta-feira, 23/04
    


Servidores da saúde de Betim decidiram, na manhã de hoje, 25/04, dar continuidade à paralisação das atividades até o dia 30 de abril.   

 

Na terça-feira, 29/04, haverá manifestação na Câmara Municipal para convencer os  vereadores de Betim a não aprovarem proposta da Prefeitura de parcelar reajuste que não atende minimamente às reivindicações dos trabalhadores.


No dia 30/04, quarta-feira, às 09 horas, haverá nova concentração em frente ao Posto de Atendimento Uai 7 de setembro na avenida Bandeirantes, no Centro de Betim.

 

A proposta apresentada pela Prefeitura para todos os servidores é de reajuste salarial de 7%, escalonado em duas parcelas: 3% retroativo a abril e 4% em outubro.

 

O parcelamento representa uma perda salarial grande para os trabalhadores, segundo o Sindicato de Saúde (Sind-Saúde/MG). A rede de saúde pública de Betim possui cerca de 6 mil servidores.

 

Ibirité pára também

 

Conforme o Sind-Saúde/MG, os servidores da saúde de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte - também vão paralisar as atividades -  com indicativo de greve - por 24 horas - no dia 29 de abril, terça-feira.     

Uma estratégia simples pode ser um dos instrumentos mais eficazes no combate ao bioterrorismo: lavar as mãos. A afirmação foi feita pelo professor da Fiocruz e da Escola de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Fernando Costa, durante o Treinamento (da Anvisa) em Ameaças Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (QBRN) em Natal (RN).

De acordo com ele, os profissionais de saúde que venham a combater agentes biológicos usados por terroristas devem se precaver utilizando quatro estratégias: lavagem das mãos, uso de equipamento individual de proteção, imunização e manejo adequado de materiais perfurocortantes. “Também é muito importante o uso de álcool 70% no local de trabalho, mesmo que não seja fornecido pela instituição”, sintetiza.

O professor revelou, ainda, que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos identificou 38 agentes biológicos com potencial para bioterrorismo. “Não é de hoje que ocorre a liberação intencional de agentes biológicos. Entre 2001 e 2011, por exemplo, o mundo registrou 657 mil vítimas fatais por agentes QBRN. Por isso, temos que estar preparados, já que os holofotes estão no Brasil”, argumenta.

O Treinamento QBRN termina neste sábado, 26. O curso tem a participação de representantes da Anvisa, Ministério da Saúde, Forças Armadas, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além da Secretaria de Saúde e vigilâncias epidemiológica e sanitária locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa
Publicada em 24/04

 

 

 

 

Em nota divulgada na manhã de hoje (24), os coordenadores do Sind-Saúde/MG informaram que a paralisação continua nas unidades de saúde de Betim até amanhã, sexta-feira, quando haverá nova assembleia para decidir sobre os rumos do movimento. A Campanha de Vacinação do Idoso ocorrerá normalmente no sábado, 26/04.
 

O Sinfarmig participou ontem, 23/04, juntamente com o Sind-Saúde/MG e o Sindguarda-MG, da segunda manifestação dos servidores da Saúde de Betim, uma rede de trabalhadores que chega a quase 6 mil pessoas. 


A primeira mobilização aconteceu no dia 15/04. Ontem, a manifestação conjunta dos servidores da saúde e da educação a partir do Centro da cidade e que se concentrou no Centro Administrativo de Betim, reuniu cerca de mil pessoas.    
 

As 40 unidades de saúde do município estão funcionando em escala mínima, com 30% da capacidade. Além de perdas salariais que chegam a 27%, com último reajuste real concedido em 1996, os servidores denunciam a gradual desestruturação do sistema de saúde público no município. 


“Mesmo fora desse período de paralisação já trabalhamos em escala mínima por falta de servidores nas unidades”, denuncia a farmacêutica Juliana Sousa, do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) do bairro Teresópolis. 


“Importante destacar que os trabalhadores da saúde em Betim atendem todos os dias a uma demanda sempre crescente. E as condições de trabalho vêm se deteriorando dia a dia com falta de recursos humanos e materiais”, completa o diretor do Sinfarmig. Rilke Novato Públio participou da passeata da Unidade de Saúde Sete de Setembro até o Centro Administrativo Municipal de Betim.  


“Se a população acha que o atendimento precário devido à falta de estrutura dos serviços é normal, isso está errado. Não é normal o que está acontecendo com a saúde pública de Betim”, disse a diretora do Núcleo Regional de Betim do Sind-Saúde-MG, Berenice de Freitas Diniz. O diretor do Sindguarda/MG, Tomaz de Jesus, falou aos manifestantes que se o sistema de saúde de Betim está desestruturado, os trabalhadores vão estruturá-lo. 


Tomaz confirmou que as condições de trabalho da guarda-municipal, que trabalha na segurança das unidades de saúde, também são precárias: “falta de caneta para escrever a cadeira para os funcionários sentarem”, disse, acusando a prefeitura de Betim de incentivar a privatização da saúde com apoio explícito aos planos de saúde e de negligenciar a saúde pública no município.        

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sinfarmig

Mais Artigos...