A farmácia brasileira vive um momento muito importante. Chegou a hora de levantarmos nossas bandeiras e lutarmos pela valorização do farmacêutico. Será votado, no dia 14 de maio, na Câmara dos Deputados, o substitutivo do deputado Ivan Valente ao PL nº 4385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto. O substitutivo transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde e torna, obrigatória, a presença permanente do farmacêutico como responsável técnico. 


Para viabilizar a mobilização dos farmacêuticos mineiros no dia da votação, em Brasília, o CRF/MG providenciou ônibus gratuito para os profissionais interessados em participar. O transporte sairá de Belo Horizonte no dia 13/05 (terça-feira) às 19h e retorna no dia 14/05 (quarta-feira) até às 19h. O lanche disponibilizado durante a viagem será oferecido pelo Sinfarmig e, em Brasília, o lanche será disponibilizado pela Fenafar. 


Para participar, o farmacêutico deve vestir branco e encaminhar o nome completo, CPF, telefone e e-mail para o contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O CRF/MG e o Sinfarmig disponibilizarão certificado de participação para justificativa junto ao local de trabalho.


Para mais informações, ligue (31) 3218-1026.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) anunciou hoje, 09/05,  abertura de processo seletivo público simplificado a partir das 9h do dia 12 de maio, segunda-feira.


Há duas vagas para farmacêutico bioquímico mais cadastro de reserva para Belo Horizonte. Salário de R$ 3.274,42 para 40 horas semanais.

As inscrições para cadastramento de currículos devem ser feitas pelo site www.fhemig.mg.gov.br até as 17h do dia 18 de maio, domingo.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone: 3239-9652

O Ministério da Saúde orientou os municípios a prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até atingirem 80% de cobertura do público-alvo. A campanha, que começou no dia 22 de abril, terminaria hoje (9).

Até ontem, mais de 21,3 milhões de brasileiros se vacinaram contra a doença, o que representa 53,6% da meta estabelecida. O Ministério da Saúde pretende imunizar 49,6 milhões de pessoas.


O grupo de mulheres pós-parto registrou a maior cobertura vacinal: 56,7% dessa população. Já gestantes, indígenas e trabalhadores de saúde estão entre os que menos buscaram a imunização. Segundo a pasta, a vacina contra a gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, mortes.


A vacina está disponível nos postos de vacinação para crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.


Esta imunização é contraindicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada a ovos de galinha e seus derivados.


As pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem apresentar prescrição médica quando forem se vacinar. Quem já é cadastrado em programas de controle das doenças crônicas do SUS deve se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.


Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.


Fonte: Agência Brasil

As ações de vigilância sanitária na área de sangue ganharão reforço. Nesta sexta-feira, 09/05, a Anvisa lança o projeto Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Hemoterapia. A iniciativa tem por objetivo fortalecer o monitoramento e gerenciamento do risco pelas diferentes esferas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), além de apoiar os processos de capacitação e atualização de inspetores para atuação em serviços que realizem atividades do ciclo do sangue.


De acordo com o Gerente Geral de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, João Paulo Baccara, o projeto prevê o desenvolvimento de um manual eletrônico de Boas Práticas em Inspeção de Serviços de Hemoterapia, além de um sistema que permitirá a informatização dos dados das inspeções realizadas. “Também está previsto o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem interativa relacionado ao manual e a emissão de relatórios diagnósticos a partir das inspeções”, resume.


O projeto, resultado de uma parceria entre a Anvisa e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou com o financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a colaboração de representantes do SNVS, do Ministério da Saúde e da Hemorrede nacional.


O evento será transmitido pela web em tempo real.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa

Mais Artigos...