A participação do movimento sindical no fortalecimento da região e maior incidência na defesa de seus interesses internacionalmente é tema de seminário que a CNTU promove dias 22 e 23 de maio, quinta e sexta-feira, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp). A diretora do Sinfarmig e Regional Sudeste da Fenafar, Júnia Lelis, estará presente no evento.


Esse envolvimento dos trabalhadores é essencial, na visão da Confederação, para a integração latino-americana como processo fundamental para que os países da região tenham maior autonomia no cenário internacional e possam defender a sua soberania. Nesse sentido, a CNTU propõe o debate  sobre integração dos trabalhadores de formação universitária, cujos desafios e dificuldades precisam também ser enfrentados com a aliança natural que deve haver entre os povos da região.


A programação começa às 9h de quinta-feira com abertura oficial seguida de palestra, às 10h,  do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães sobre O cenário geopolítico da América Latina e do mundo.   À tarde haverá participação do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Felix Rígoli, sobre O processo de integração política e econômica da América Latina e os blocos econômicos, e das professoras  Maria Helena Machado,  da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Débora Gribov Novogrebelsky, da Associação de Docentes Universitários do Uruguai (Adur), às 16h, sobre  Livre trânsito e imigração


A integração latino-americana sob a ótica sindical e dos trabalhadores abrirá os debates de sexta-feira (23), com palestra, às 9h, do dirigente da Frente Nacional dos  Trabalhadores (FNT) da Nicarágua, Fredy Franco e do dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Divanilton Pereira da Silva. A integração do ponto de vista dos trabalhadores universitários será debatida à tarde, pelo representante do Plenário Intersindical de Trabalhadores e da Convenção Nacional de Trabalhadores (PIT-CNT) junto ao Mercosul,  do Uruguai,  José Luis Porto Carrasco, e pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Cavalcanti. 


O Seesp fica na Rua Genebra, 25 – Bela Vista/SP e maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelos emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelos telefones (11) 3113-2641, de São Paulo, ou (61) 3225-2288, de Brasília.

Também é possível acompanhar o Seminário Online em http://www.interrogacaostream.net/cntu/integracaolatinoamericana/

 

Fonte: Sinfarmig com informaçoes da Fenafar

 

 

 

 Foto: Imprensa CRF-MG

 

A segunda reunião do Fórum Estadual de Luta pela Valorização Profissional foi realizada nesta segunda-feira, 19, na sede do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Os diretores do Sinfarmig: Júnia Lelis, Rilke Novato e Silvana Boson estiveram presentes. O CRF-MG esteve representado pela assessora técnica da entidade, Danyella Domingues. A Associação Mineira de Farmacêuticos (AMF) foi representada pela presidente Maria das Dores Graciano Silva e a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag - Regional Minas Gerais) pela presidente Andrea Santos.

 

Durante o encontro foi discutida a mobilização dos farmacêuticos em Brasília, nos dias 14 e 15/05, com o objetivo de marcar presença no Congresso e pressionar os deputados a votarem o Projeto de Lei da Farmácia Estabelecimento de Saúde (PL 4385/94). Farmacêuticos mineiros e de outros estados somaram um contingente de cerca de mil pessoas em Brasília. Eles se mobilizaram com carro de som, deram um abraço simbólico no prédio do Ministério da Saúde, visitaram líderes do Congresso e conseguiram 12 assinaturas de apoio, embora a resistência ao Projeto de Lei tenha continuado.

 

Apesar de não ter ido à votação, a avaliação do movimento foi considerada positiva pelos membros do Fórum Estadual, conforme avaliou a diretora do Sinfarmig, Júnia Lelis, que esteve no Distrito Federal. “Como disse a deputada Alice Portugal (farmacêutica e apoiadora do PL), nossa luta nunca foi longe, tão marcante como dessa vez”, lembrou. Danyella Domingues, do CRF-MG, que também esteve em Brasília, comentou que a manifestação dos farmacêuticos foi considerada ordeira e educada pelos parlamentares e que isso deve contar pontos para os farmacêuticos.

 

O diretor do Sinfarmig, Rilke Novato, que acompanha a tramitação do processo há 20 anos assinalou: “o PL é muito importante porque, em 1994, foi capaz de ressuscitar a questão da saúde pública e da assistência farmacêutica”. O diretor avaliou que o período pré-eleitoral deste ano dificulta levar o projeto à votação. “O Congresso só quer saber de decisões onde seja possível o consenso e não a polêmica porque os deputados não querem se comprometer”, analisou Rilke.  

 

Os integrantes do Fórum avaliaram que a pressão precisa continuar e debateram algumas estratégias a serem postas em prática. Ficou acertado que serão montadas comissões para fazer visitas aos deputados mineiros com representação na Câmara dos Deputados. Uma logomarca – simbolizando a luta dos farmacêuticos para a sensibilização dos colegas e da sociedade para a aprovação do PL - deve ser confeccionada em breve.

 

Na próxima reunião, marcada para o próximo dia 03 de junho, a partir das 18h, na sede do Sinfarmig, os integrantes do Fórum deverão fazer um estudo da Subemenda Aglutinativa que é a proposta de consenso da categoria que atualiza o PL 4385 e foi apresentada aos parlamentares.

 

A Anvisa determinou, na sexta-feira, 16/05, a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, dos lotes 2505222 do produto Bepeben 1.200.000UI pó injetável e ainda do lote 2501078 do produto Bepeben 600.000 UI - solução injetável.


O laboratório Teuto Brasileiro SA, fabricante dos produtos, comunicou o recolhimento dos lotes devido à mistura de rótulos entre as duas concentrações identificadas em algumas cartonagens hospitalares de ambos os produtos.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

 

 

O ex-diretor do Sinfarmig, Valdisnei Honório da Silva, falecido no ano passado, foi homenageado durante a 13ª Plenária Estatutária da CUT-MG – Uma outra Minas é possível, realizada entre sexta-feira, 16/05 e domingo, 18.


O diretor do Sinfarmig, Rilke Novato Públio, subiu ao palco para receber das mãos da presidente da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, uma bandeira da entidade em homenagem ao colega. 


Valdisnei foi lembrado com saudade e reconhecimento pela sua dedicação na defesa dos trabalhadores da saúde e a favor da democratização das comunicações.   

 

    

Mais Artigos...