A Anvisa instalou um sistema desenvolvido pela Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) para otimizar a emissão de autorizações de importação e exportação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial e ampliar a efetividade das ações de vigilância sanitária destes produtos. A Agência concluiu a instalação do NDS (National Drug Control System) no último dia 30 de maio e esta semana finaliza o treinamento com os servidores da Coordenação de Produtos Controlados.


O NDS permitirá a informatização do envio de dados estatísticos de consumo de medicamentos e substâncias controladas no País, bem como a consolidação dos dados pela Agência, que é responsável pelo envio destas informações à ONU, trimestral e anualmente.


Os próximos passos incluem a realização de um piloto, treinamento de empresas e a publicação de norma para o início da utilização deste sistema, previsto para o final do ano de 2014.


Mais informações sobre o sistema podem ser obtidas por meio do site do NDS (http://www.unodc.org/nds/en/index.html).


Fonte: Imprensa Anvisa

Estão abertas as inscrições para selecionar os 676 municípios que irão receber até R$ 33,6 mil para estruturação da assistência farmacêutica na Atenção Básica, além do repasse anual de R$ 24 mil para manutenção dos serviços farmacêuticos. O recurso vem do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – QualifarSUS. Com essa ampliação, o programa passará a atender 1.582 municípios do Plano Brasil Sem Miséria.


Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o programa reforça o compromisso do Ministério em promover o uso racional de medicamentos e garantir atenção contínua, integral e humanizada. “É uma ação pioneira que busca superar iniquidades regionais. Ao qualificar as farmácias dos municípios mais vulneráveis, oferecemos maior segurança e agilidade no cuidado ao paciente”, declara.



Entre 2012 e 2013, o Ministério habilitou 906 municípios no QualifarSUS para receberem os recursos. Entre esses está o município de Pinhão, no Paraná, que qualificou a assistência farmacêutica com ajuda do programa. O secretário de Saúde do município, Ivonei Lime, ressalta que os usuários, profissionais e gestores da saúde ficaram contentes com a melhoria proporcionada pelo QualifarSUS. “A estrutura para o estoque e armazenamento dos medicamentos era totalmente inadequada”, revela Ivonei.



“Com os recursos fizemos a qualificação da nossa farmácia básica e implantamos a central de abastecimento farmacêutico. Agora, temos prateleiras de aço reforçado em um espaço amplo; implantamos dois guichés para o atendimento, diminuindo o tempo de espera; adquirimos equipamentos de informática; montamos um ambiente climatizado e bancos para os usuários sentarem. Assim conseguimos prestar um atendimento mais humanizado tanto para o usuário, quanto para o trabalhador”, conta o secretário Ivonei Lima.

Além da estrutura física para a assistência farmacêutica, o QualifarSUS possibilitou ao município de Pinhão (PR) contratar mais uma farmacêutica e dois estagiários para ampliar o atendimento. “O município também entrou com uma parte dos recursos. No entanto, se não fosse o programa do Ministério, não teríamos como arcar com tudo e seria inviável qualificar nossa central e nosso trabalho”, ressalta o secretário. O recurso do custeio também paga a internet, luz, água e outras despesas.

QualifarSUS – A proposta do QualifarSUS é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica nos serviços de saúde. Para que a proposta seja eficaz, o programa será executado em quatro eixos – cuidado, educação, estrutura e informação –, incluindo ações que visem o aprimoramento dos processos e práticas de trabalho adotadas pelas gestões locais na assistência farmacêutica.

 

Fonte: Blog da Saúde 

A pauta de reivindicações do setor de Farmácia Hospitalar aprovada na Assembleia Geral Extraordinária, realizada pelo Sinfarmig no dia 20 de maio,  foi protocolada no dia 28 de maio no sindicato patronal – Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Estado de Minas Gerais (Sindhomg).

 

Ao fazer a entrega do documento aos empregadores, o Sindicato reiterou o pedido de urgência para a marcação da primeira reunião para que seja dado início às negociações coletivas 2014. 

Mais Artigos...