Depois de sucessivas tentativas do Sinfarmig de obter respostas da Secretaria de Saúde sobre as nomeações dos concursados, Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte acata ofício do Sindicato e cobra posição pública dos gestores 
 
Os farmacêuticos aprovados em concurso municipal de 2011 (edital 02/2011) deverão ser nomeados em breve. A informação foi dada por representante do gestor municipal em reunião convocada pela Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 07/08. 
 
No dia 22 de novembro do ano passado, o Sindicato encaminhou ofício ao CMS pedindo providências em relação ao concurso e às constantes denúncias de que as vagas estariam sendo preenchidas por contratados.
 
Conforme o diretor do Sinfarmig, Rilke Novato Públio, que esteve presente na reunião pautada na Câmara Técnica da Gestão da Força de Trabalho do CMSBH, ontem, a representante da Secretaria Municipal de Saúde disse que há vagas para farmacêuticos a serem preenchidas e que a ordem para a nomeação dos concursados foi dada há cerca de um mês pelo secretário municipal da saúde, Fabiano Pimenta.    
 
“Ela relatou que a nomeação estaria dependendo somente da Secretaria Municipal Planejamento e que por isso não poderia adiantar mais detalhes”, contou o diretor. 
 
Quanto às denúncias de contratação indevida de farmacêuticos, a PBH assegura que as vagas que foram ocupadas após a homologação do concurso (em março de 2012) eram destinadas a preenchimento temporário, como licenças-maternidade e férias e por isso não foram previstas no edital.
 
O Edital 02/2011 teve validade estipulada para dois anos e já foi prorrogado por mais dois. O documento previa a oferta de 10 vagas para farmacêutico - técnico superior de saúde (20 horas) e de 40 vagas para farmacêutico da área de medicamentos (40 horas). 
 
As denúncias sobre contratações irregulares de profissionais de saúde motivaram representação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) à Promotoria Municipal de Saúde que abriu Ação Civil Pública em maio de 2013 contra a Prefeitura de BH contestando a decisão da administração de priorizar a contratação em vez de realizar a nomeação dos concursados de 2011, entre eles farmacêuticos. 
 
Na época, o promotor Nélio Costa Dutra disse que “independentemente de haver ou não um concurso vigente, cargos da área da saúde têm que ser preenchidos por meio de concurso público”. Ele observou que as contratações vinham sendo sido feitas para quase todas as áreas da PBH.
 
No final do ano passado, o Sinfarmig enviou ofício ao secretário municipal de saúde, Fabiano Pimenta e ao CMS pedindo providências em face das denúncias feitas pelos farmacêuticos aprovados que aguardam nomeação. A posição da gestão municipal, entretanto, só foi dada mediante a interpelação do Conselho Municipal de Saúde na quinta-feira, 07.       
 
Imprensa do Sinfarmig  

No dia 22 de agosto, entre 18h30 e 20h, será realizada no Auditório do Sinfarmig: Rua dos Tamoios, 462, sala 1205, Centro – BH, a palestra: Farmacêutico - do conhecimento técnico a uma visão e atitude do gestor.

O palestrante é o professor doutor Lincoln Marcelo Lourenço Cardoso, do ICQT. Entrada Franca!

 

 

 

 
 
ATENÇÃO FARMACÊUTICOS
 
O SINFARMIG, em parceria com o Grupo IDEAL, sorteará uma Bolsa de Estudos Integral, incluindo material, para o cursinho preparatório para o concurso público de Fiscal Sanitário Municipal de Belo Horizonte - nível superior, Turma 1418 -,  que será realizado na Rua Juiz de Fora 231 A , Barro Preto, Belo Horizonte. 
 
 
Os interessados deverão encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo nome, e-mail e telefone para contato.  Poderão concorrer ao sorteio os sindicalizados que estiverem em dia com o Sinfarmig.
 
 
O resultado do sorteio será no dia 11 de agosto. Participem!
 
 
Contatos www.grupoidealbr.com.br  (31) 3284-2021 – (31) 8797-0110

Com um grupo de mães e bebês, o Ministério da Saúde lançou hoje (7) a Campanha de Amamentação de 2014, cujo lema é "Amamentação: um ganho para a vida toda". O objetivo é estimular as mães a amamentarem seus filhos até 2 anos de idade ou mais, e a darem apenas leite materno até os 6 meses de vida dos bebês.
 
Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos seis anos o número de crianças alimentadas exclusivamente pela amamentação até os 6 meses subiu 10,2%. Em 2008, 41% das mães brasileiras só alimentavam seus filhos assim. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o leite materno pode reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, mais do que pode ser evitado com vacinação ou saneamento básico.
 
O leite materno é o único alimento indicado para crianças até 6 meses, porque supre todas as necessidades da criança, inclusive de água. Além disso, o leite protege de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de possibilitar o fortalecimento dos vínculos entre a mãe e o bebê.
 
No lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou também a importância da doação de leite materno para filhos de mães que não conseguem amamentar. O ministro frisou que a campanha pretende dialogar também com empregadores, para criar salas ou ambientes de apoio à amamentação. "A volta ao trabalho é um momento complicado e temos que apoiar as mães nessa hora", disse.
 
Para a manicure Raquel Ferreira, de 30 anos, amamentar a filha Nicoly de 1 ano e 3 meses, é um momento especial e único. "É um laço só nosso, um momento de troca de carinho, de amor".  Raquel diz que tem muito leite e vai amamentar até quando a filha não quiser mais. Além disso, a mãe doa leite excedente para bancos de leite.
 
A atriz Nívea Stelmann, que está amamentando a filha Bruna de 4 meses e amamentou Miguel até depois do primeiro ano de vida, é a madrinha da campanha. Nívea aconselha as mães que não conseguem amamentar a terem calma e pedirem ajuda. "No começo é difícil para todas e, se por acaso não conseguir, é preciso buscar o banco de leite".
 
A campanha faz parte da 22º Semana Mundial de Amamentação, comemorada em mais de 170 países no mundo.
 
 
Fonte: Agência Brasil

Mais Artigos...