PALESTRA SNGPC

Notícias

Palestra realizada pelo SINFARMIG e CRF-MG contou com participação expressiva da categoria

 

A palestra realizada no dia 29 de junho pelo SINFARMIG e CRF-MG sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados contou com a particiupação expressiva da categoria farmacêutica, levando ao auditório da Associação Médica de Minas Gerais mais de 400 profissionais. 

O Assessor de Tecnologia da Informação da Anvisa, Eugenio Rodrigues, esclareceu aos presentes como irá funcionar o SNGPC, e afirmou que o principal motivo para a implantação do projeto é previnir o descontrole na venda e uso de medicamentos controlados no Brasil. "O SNGPC vai permitir a Anvisa e aos outros órgãos da vigilância sanitária monitorar a venda e traçar estratégias de combate para evitar o uso cresecente e sem  razão deste tipo de medicamento", disse Eugênio.

Após a apresentação do sistema, os presentes puderam realizar perguntas e esclarecer dúvidas sobre o SNGPC.

Entenda o SNGPC

O SNGPC é um programa informatizado de captura e tratamento de dados que deverá ser implantado em todas as farmácias e drogarias envolvidas no comércio de substâncias/medicamentos sujeitos a controle especial. O sistema substitui o controle realizado por meio de livro de registro ou de outros sistemas. 

Na região sudeste, o cadastramento das farmácias e drogarias começou em 2 de maio e vai até 2 de novembro de 2007. De acordo com a Anvisa, 13 mil farmácias já estão cadastradas para iniciar as transmissões. Outras 14 mil possuem o cadastro necessário, mas ainda não habilitaram o responsável técnico pelo estabelecimento.

O acesso a informações mais precisas sobre a venda de medicamentos controlados nas farmácias e drogarias vai possibilitar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária agir com mais eficiência nos casos de vendas irregulares e consumo abusivo.