28/09: Patronal questiona jornada de trabalho dos farmacêuticos nas Transportadoras e não avança nas negociações

Notícias

 

Campanha salarial 2018 - Farmacêuticos de Transportadoras

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas – Gerais participou de uma reunião com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – Setcemg na manhã da última quarta-feira, 26/09, no Ministério do Trabalho.

O diretor do Sinfarmig, Rilke Públio, fez uma contextualização e explicou como o segmento vem se destacando pelo importante crescimento. Hoje o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos precisa do farmacêutico para garantir qualidade e integridade dos produtos, afirmou o diretor.

Rilke falou também sobre a Resolução da SES/MG, 5815/2017 e sobre a atividade do farmacêutico em transportadoras prevista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que exige assistência profissional qualificada para a verificação e os controles necessários dos medicamentos. 

Infelizmente os advogados do Setcemg não quiseram negociar e apresentaram a cópia da Ação Civil Coletiva contra o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais objetivando a não obrigatoriedade de inscrição das transportadoras no CRF bem como a solicitação de que os Conselhos devem se abster de exigir farmacêuticos por todo o período de funcionamento. Os assessores jurídicos do Sindicato patronal explicaram que a ação foi aceita pela justiça e eles alegam que até que o processo seja findado, ou por acordo, ou por decisão judicial, eles não negociarão com o Sinfarmig.

O Sinfarmig insistiu na criação da primeira Convenção Coletiva de Trabalho como sendo fundamental para valorização e reconhecimento dos farmacêuticos de transportadoras e explicou que este impasse com o CRF/MG não podia impedir a negociação trabalhista.

Diante da resistência dos advogados patronais, o Sinfarmig propôs reunião com participação do CRF/MG, Setcemg e Vigilância Sanitária Estadual para discutir a jornada de trabalho dos farmacêuticos de transportadoras, a reunião será no Sinfarmig em data a ser definida com as entidades convidadas.

Além da reunião no Sinfarmig já ficou agendada nova mediação no Ministério do Trabalho para o dia 29 de outubro.

 

Fortaleça as negociações e o seu Sindicato, sindicalize https://bit.ly/2r1uvKs 

 

 Fonte: Sinfarmig

 28/09/2018