EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

Ficam convocados todos os associados em dia com a Anuidade Social Sindical para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA que se realizará na sede desta Entidade, à Rua Tamoios, nº 462, 12º andar, sala 1205 – Centro – Belo Horizonte/MG, no dia 19 de novembro de 2024, às 10:00h horas em primeira convocação, a fim de tratar dos seguintes assuntos: a) Leitura e apreciação da ata da Assembleia Geral anterior; b) Leitura e votação das contas e balanço do exercício de 2023 e do respectivo parecer do Conselho Fiscal; c) Leitura e votação da Previsão Orçamentária para o exercício de 2025 e do respectivo parecer do Conselho Fiscal. Havendo falta do número legal, a Assembleia será realizada trinta minutos depois, em segunda convocação, no mesmo dia e local e com qualquer número de presentes. Belo Horizonte, 13  de novembro de 2024. Farmº Rilke Novato Públio - Diretor da Secretaria de Administração e Finanças do SINFARMIG.

Após longo período foi retomada a Mesa Sus Betim. A reunião coordenada pela experiente especialista em Mesa de Negociação, Sra. Elizabete Silva, com representantes da bancada da gestão municipal, a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Jaqueline Santana, o  Secretário-Adjunto de Assistência da Saúde, Sr. Joanilson Guimarães e a Diretora da Gestão do Trabalho e Educação da Saúde, Sra. Daniela Silveira conjuntamente  com a bancada dos/as trabalhadores/as representados pelo Sr. Geraldo Abreu , Presidente do Sindicato dos Servidores de Betim (SindSerb), pelo Sr. Samuel Teixeira, diretor do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed) e o Sinfarmig, representado pelo Diretor Rilke Públio, aconteceu no dia 05 de novembro, passado.

O diretor do Sinfarmig manifestou quanto à necessidade de “existência efetiva” dessa importante instância de negociação retomada as reuniões da Mesa SUS Municipal, sobretudo, neste momento em que a força de trabalho em Betim encontra-se bastante fragilizada em vários aspectos.

Após ponderações de ambas as partes (bancada patronal e dos/as trabalhadores/as), foi decidido a necessidade definição de calendário de reuniões mensais e que já na próxima, de dezembro, sejam elencados os assuntos por ordem de prioridade.

A expectativa da bancada dos/as trabalhadores/as é de que as questões que afligem a força de trabalho na saúde em Betim sejam pautadas, discutidas e a partir daí, aprovados encaminhamentos resolutivos.

Resgatar a Mesa SUS é estratégico, necessário.

Resistir e insistir naquilo que defendemos, que achamos justo, é preciso e urgente. Vamos à luta!

Sinfarmig e CES-MG na luta em defesa do SUS!

Não à privatização da FHEMIG!!!

 

O Conselheiro Estadual de Saúde e Diretor do Sindicato das Farmacêuticas e dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig, Rilke Públio, esteve em Audiência Pública na Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira, 21 de outubro, representando a Presidenta do CES-MG, Lourdes Machado. A autoria do requerimento foi do deputado Lucas Lasmar (Rede). 

A finalidade da audiência pública foi debater a relevância e a necessidade de políticas públicas voltadas para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da osteopenia e osteoporose, em face de demanda apresentada pela Associação Brasileira de Pacientes Atópicos, Oncológicos e de Doenças Raras - Atópicos Brasil.

O conselheiro Rilke Públio, em sua intervenção, ressaltou a importância do diagnóstico precoce sobre a osteoporose e observou que o CES-MG tem pautado em seu pleno este tema, inclusive quanto ao acesso aos medicamentos que são importantes como auxílio à prevenção, além das medidas não farmacológicas.

No entanto, Rilke Públio chamou a atenção das pessoas presentes quanto ao momento sombrio que atravessa o SUS em Minas Gerais por conta das medidas inconsequentes impostas pelo governo Zema.

“O processo de desmonte da rede hospitalar da FHEMIG, especificamente, do Hospital Infantil João Paulo II, antigo CGP, é de uma maldade sem fim, pois, antes de privatizar/terceirizar é construída uma estratégia maquiavélica de precarização com redução da assistência, da força de trabalho especializada e de suporte, da falta de medicamentos e de insumos hospitalares em geral, da inexistência de coordenação, de gerenciamento, de ações de descaso orquestradas” alega Rilke Públio.

O Hospital Infantil João Paulo II que sempre foi grande referência de excelência para pacientes com doenças raras, sobretudo crianças, para toda Minas Gerais, encontra-se em um processo de comprometimento do seu funcionamento com fechamento de serviços fundamentais a sua missão, seus propósitos para a saúde pública.

O conselheiro observou ainda que, com as devidas exceções, a Assembleia Legislativa tem sido omissa e conivente com os processos de desmonte do SUS em Minas Gerais ao aprovar, de forma subserviente, projetos de terceirização/privatização da saúde no estado mineiro, nefastos à população e sistematicamente vem sendo apresentados pelo (des) governo Zema.

O Deputado Lucas Lasmar (Rede) apontou que, enquanto deputado da bancada de oposição, tem buscado de todas as maneiras “derrubar” projetos de terceirização na saúde apresentados pela gestão Zema ou mesmo por deputados aliados ao governo, mas que não tem sido fácil por conta da correlação de forças no plenário.

Ao final, em nome do CES-MG e do Sinfarmig, o conselheiro reafirmou a disposição à luta em defesa do SUS, público, de qualidade e que salva vidas. Defender o SUS é lutar pelas vidas de mais de 160 milhões de pessoas que dependem dele.

EM DEFESA DO SUS!

Sinfarmig participa de reunião no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII - FHEMIG) juntamente com o Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde de BH, Conselho Local de Saíude do Hospital, Promotoria de Justiça da Saúde de BH e trabalhadoras e trabalhadores do HIJPII contra as ações de terceirizações/precarização que estão sendo impetradas de forma irresponsável e perversa pelo (DES) governo Zema, que vem precarizando a assistência e a força de trabalho do Hospital para justificar sua entrega ao mercado. As crianças, muitas com doenças raras são vítimas diretas desta maldade orquestrada.

"É a tônica do descompromisso com a saúde pública deste governo estadual que vem sucateando as estruturas e serviços de saúde da Rede Fhemig que, sabemos,  tem papel fundamental na execução de serviços de assistência à saúde no estado de Minas Gerais. O HIJPII é referência como hospital de atendimento em doenças raras e as crianças de Minas Gerais dependem do seu bom funcionamento, precarizar o HIJPII, como está acontecendo é de uma crueldade sem fim" desabafa o Diretor do Sinfarmig, Rilke Públio. 

Após reunião, as entidades se comprometeram a dar continuidade na luta em defesa do SUS público e de qualidade e buscar todos os meios possíveis (jurídicos e políticos) para barrar este processo em curso de precarizações/privatizações.

Mais Artigos...