FENAFAR SE REÚNE COM NOVA DIRETORIA DO CFF, EM BRASÍLIA

Notícias
 


Por solicitação da Fenafar aconteceu nesta quarta-feira, 07 de março, uma reunião entre a diretoria da Federação e a nova diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A presidente da Fenafar, Célia Chaves, seu vice-presidente e Diretor do SINFARMIG, Rilke Novato, a secretária-geral, Maria Maruza Carlesso, e o diretor de comunicação Ronald Ferreira dos Santos, foram recebidos pelo presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, pelo vice-presidente Valmir de Santi, pelo tesoureiro João Samuel de Morais Meira e o secretário-geral José Vílmore.

O objetivo do encontro foi apresentar à nova gestão do CFF as principais bandeiras de atuação da Fenafar. No ofício encaminhado ao CFF, a Fenafar destacou entre elas a campanha pela aprovação do substitutivo ao PL 4385/94 que dispõe sobre a Farmácia Estabelecimento de Saúde; a campanha pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução de salário; e a luta pela aprovação do piso salarial do farmacêutico.

Para Célia Chaves não existe outra forma de fortalecer a categoria farmacêutica, se não pela união das instituições que atuam junto ao farmacêutico. “Além de unificar o diálogo, é preciso caminhar juntas”, disse a presidente da Fenafar.

Para o presidente do CFF, Walter Jorge João, as ações conjuntas das duas instituições, além da busca pela valorização do farmacêutico, visam à melhoria da qualidade do atendimento prestado à população. “Com carga horária digna, remuneração justa e reconhecimento por parte de governantes, o farmacêutico terá condições ideais para prestar melhores serviços à sociedade”, assinalou no inicio da reunião.

Em resposta aos pontos abordados pela Fenafar, o presidente do CFF afirmou que deve haver uma atuação conjunta entre as duas entidades junto ao Senado e Câmara dos Deputados para garantir que os projetos de lei de interesse da categoria, que foram destacados pela Fenafar, sejam aprovados.

Valmir de Santi, Vice-Presidente do CFF, lembrou, ainda, que é preciso que Fenafar e CFF tenham um entendimento sobre plano de cargos e salários que possa ser negociado com grandes redes de farmácia. Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, é preciso que tal ação seja ampliada de modo a contemplar os farmacêuticos de um modo geral, independente do tipo e da dimensão das unidades empregadoras.

A Fenafar também aproveitou a oportunidade para convidar oficialmente o presidente do CFF para participar do 7º Congresso da Fenafar, que acontecerá em agosto na cidade de Florianópolis.

Ao final da reunião, os dirigentes da Fenafar e do CFF decidiram disponibilizar as assessorias jurídicas das duas entidades, para estudar e planejar ações conjuntas que fortaleçam o diálogo entre os conselhos regionais, federações e sindicatos farmacêuticos.

Fonte: Fenafar | Fotos: CFF




José Vilmore, Rilke Novato e Maria Maruza