CAMPANHA SALARIAL 2012 - NEGOCIAÇÕES

Notícias

Farmácias, Drogarias, Distribuidoras de Medicamentos e Indústrias



O SINFARMIG realizou na última terça-feira (14), duas assembleias da categoria para elaborar e definir a pauta de reivindicações do ano de 2012.


Esse ano, as assembleias foram realizadas no mesmo dia, sendo uma para os profissionais que atuam em farmácias, drogarias e distribuidora de medicamentos e a outra, aos profissionais das indústrias, ambas com data base em 1º de março.


Farmácias, Drogarias, Distribuidoras de medicamentos


Na pauta de reivindicações ficou definido o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), para o piso salarial de 40h semanais. Foi aprovado também o reajuste de 6,15% para correção das perdas salariais no último ano, com base no Índice de Custo de Vida (ICV), acumulado no período de 1º de março de 2011 até 29 de fevereiro de 2012, além do percentual de 1,35% de ganho real, totalizando 7,63% de reajuste.


Para os colegas Farmacêuticos que desempenham função de diretor-técnico, foi aprovado adicional de 20% sob o salário. As cláusulas também contemplam adicional de periculosidade e de insalubridade fixado em 30% o valor do salário.


Esse ano, por sugestão dos profissionais, foram inseridas cláusulas que tratam da estabilidade do Farmacêutico que está prestes a se aposentar, assessoria jurídica (civil e criminal) a ser prestada pelo empregador aos profissionais no exercício da profissão e parâmetros para a jornada em escala.


Indústrias


Na pauta de reivindicação dos Farmacêuticos que atuam nas indústrias farmacêuticas, destacam-se a exigência do piso salarial fixado em R$ 3.000,00 (três mil reais), reajustado em 6,15% (ICV), acrescido do percentual de 1,35% de ganho real, totalizando 7,63% de reajuste.


Mais uma vez, iremos exigir a aprovação da cláusula que estabelece o piso salarial nas indústrias do Estado, garantindo a proporcionalidade das horas trabalhadas.


O adicional de insalubridade ficou fixado em 30% e o de periculosidade em 40% sobre os vencimentos. Foi adicionada à pauta, cláusula que trata dos acidentes de trabalho e o custeio das despesas médicas-hospitalares por parte das empresas.


Encaminhamentos das assembleias


O próximo passo é a reunião com os Sindicatos patronais, onde faremos todos os esforços possíveis para convencimento e sensibilização dos empregadores sobre todas as reivindicações aprovadas nas assembleias. Os reajustes, assim que acordados, serão retroativos a 1º de março de 2012.


O SINFARMIG já encaminhou as pautas para a assessoria jurídica do Sindicato para aval e logo após será agendada a reunião com os patrões (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos – Sincofarma e o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais – Sindusfarq).


Fiquem atentos!


Convidamos todos a participarem das negociações com os empregadores. Divulgaremos em nosso site, dia e horário das reuniões para que todos possam estar presentes!!!


Diretoria SINFARMIG

“Em defesa da saúde e da profissão farmacêutica"


>> A campanha salarial dos profissionais que laboram em farmácia hospitalar segue a data-base de 1º de junho.