UBERLÂNDIA: MAIS DE 400 PROFISSIONAIS E ESTUDANTES PARTICIPAM DO ENCONTRO DOS FARMACÊUTICOS

Notícias

O “I Encontro de Farmacêuticos”, promovido pela Prefeitura de Uberlândia e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade que administra o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, reuniu nesta terça-feira (20), no Center Convention, mais de 400 pessoas em um evento inédito e gratuito para profissionais e estudantes de Uberlândia e região.Na pauta de debates, os avanços da assistência farmacêutica no Brasil, as novas ações e tecnologias em saúde e o papel do farmacêutico na saúde pública. O gerente de Farmácia das Instituições Afiliadas da SPDM, Márcio Valenta, foi um dos palestrantes. Para ele, a realização do evento é uma oportunidade para os profissionais visualizarem de forma mais ampla as possibilidades de atuação do farmacêutico.

“Quem está nesse segmento exerce uma função essencial para o bem-estar da população. No âmbito hospitalar, por exemplo, o farmacêutico é reconhecido por fazer parte da equipe multiprofissional. O Encontro de Farmacêuticos veio para isso: reconhecer o trabalho da categoria e mostrar a ela os caminhos que pode percorrer dentro das instituições”, disse.Durante a palestra, Márcio Valenta falou sobre o funcionamento da farmácia hospitalar da SPDM. Ele explicou a operação da unidade pelo sistema de dose unitária, no qual os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do paciente, o que reduz custos e garante mais segurança no atendimento.

Lorena Bittencourt é farmacêutica da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Tibery. Ela participou do evento com o intuito de trocar experiências que proporcionem melhorias à sua rotina de trabalho. “Um evento como esse em Uberlândia é uma oportunidade única de atualização para todos que trabalham neste segmento e para os futuros profissionais. É um momento de integração para a classe farmacêutica buscar o aprimoramento das suas atividades para oferecer um atendimento ainda melhor aos usuários da rede pública de saúde”, afirmou.  

Rivalino Rezende ainda está em fase de formação profissional, mas foi ao Encontro para conhecer mais sobre o mercado onde irá trabalhar. “Um evento desse porte é imperdível para nós estudantes porque nos coloca em contato com aqueles que já estão na área e abre os nossos horizontes. É meio muito interessante de conhecer o que está acontecendo no segmento e ajudar a definir a nossa atuação no futuro”.


Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia (Foto: Daniel Nunes)