NOTA DE FALECIMENTO - DONA HELENA GRECO

Notícias

 É com pesar que informamos o falecimento de Helena Greco, hoje (27)

Nós, como Farmacêuticos, pudemos conviver com sua presença  e solidariedade  em vários momentos políticos de nossas entidades e  de nossa profissão.
 
A Farmacêutica Helena Greco atuava sempre de forma  coerente, determinada, ética e justa. Sua história  vai muito além da atuação profissional.


Lutou bravamente contra as  as barreiras da discriminação, da opressão e de todas as formas de violência e pelo direito de todos e de todas. Um exemplo de mulher, cidadã e trabalhadora.
 

 

Vida de luta
 
Nos anos 1970, um grupo de sete jovens mulheres buscavam organizar em Belo Horizonte o Movimento Feminino Pela Anistia. E, fomos à manifestaçao em protesto contra a prisão dos Estudantes na Faculdade de Medicina da UFMG.No meio desta manifestação sobe no palanque uma senhora (na epoca a achavamos bem velhinha, como imagino que os jovens nos devem ver hoje) que falou da responsabilidade de sua geração com aquela repressão.
 
Corremos atrás dela e a convidamos para participar conosco do movimento que estávamos organizando. E, a partir deste instante passou a ser o coração e a cara do movimento. Enfrentava a repressão com a indignação que havia mostrado no seu discurso.  Sua trajetória depois, todos conhecem.Assim, desde 1977 lutava pelos direitos humanos, combatendo incansavelmente todas as formas de opressão, do racismo e qualquer tipo de discriminação.
 
O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania retrata bem sua vocação, quando coloca como seu objetivo: “O resgate dos direitos humanos e Cidadania no registro da combatividade e radicalidade peculiares à trajetoria de nossa referencia politica"Para nós Dona Helena é a própria personificação da dignidade. Um luminoso exemplo de vida e exemplo de luta obrigatório nacional e internacionalmente.”
 
DONA HELENA GRECO, PRESENTE!


>> O velório será no Cemitério Parque da Colina, às 14h.


(Com informações de Samira Abou-Yd e Dirlene Marques)