GESTÃO DA SAÚDE EM MG

Notícias

Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS

Na última quinta-feira (17) foi realizada em Belo Horizonte, a reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENP-SUS) e mais uma vez,  debates e cobranças à atual gestão estadual macaram o evento.Na pauta da reunião, a reinvindicação da criação do Comitê de Estudos sobre Insalubridade, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), as condições de trabalho dos servidores do Estado, já lotados na Cidade Amdministrativa, concursos públiocos para suprir as demandas de recursos humanos, a situação da dispensa dos contratos administrativos, a incorporação da gratificação complementar ao salário base para todos os servidores, a homologação do concurso  e critérios para nomeação dos concursados da  Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), entre outros assuntos.

O SINFARMIG, uma das entidades de profissionais membros da mesa foi representado pela diretora Luciana Silami Carvalho. Ainda fazem parte da mesa o Sindicato Únicos dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), o Sindicato dos Psicólogos de Minas Ferais (PSIND-MG), o Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge) e a Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais do Estado de Minas Gerais (Asthemg).

A reunião também contou com a participação de representantes da Fundação Ezequiel Dias (Funed),  do Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), da Asthemg, da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) e da FHEMIG, além de representante SES-MG.Cada ponto de pauta, depois de discutido é encaminhado à SES-MG para deliberação. Ao final dos trabalhos foi divulgado o cronograma organizativo do Seminário sobre Gestão do Trabalho e comemoração dos 10 anos da MENP-SUS.

A Mesa

O objetivo da MENP-SUS é estabelecer um Fórum permanente de negociação entre a SES-MG (gestor) e os servidores da saúde, por meio de suas entidades representativas.

A finalidade das negociações é melhorar a qualidade de vida e de trabalho nas instituições públicas, melhorar o desempenho e a eficácia profissional para que o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) seja cada vez mais eficiente e eficaz á população buscando viabilizar as condições necessárias ao efetivo funcionamento do SUS.

O SINFARMIG, através de sua Diretoria olegiada,  também faz parte dos Conselhos Municipais de Saúde de Belo Horizonte e de Betim, município integrante da região metropolitana.

As reuniões acontecem uma vez por mês e são abertas aos interessados.