25/05: Sinfarmig sedia segundo dia do seminário Fortalecendo o SUS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS

Notícias

 

 

 

 

A programação prevista para o segundo dia do seminário preparatório “Fortalecendo o SUS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS” está sendo realizada na sede do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, centro de Belo Horizonte. A decisão foi tomada após o governo do Estado decretar ponto facultativo em Minas Gerais por causa da crise no abastecimento de combustível provocada pelo movimento dos caminhoneiros. 

O evento começou nesta quinta-feira, 24/05, no auditório da Escola de Saúde Pública rua Augusto de Lima nº2061 – Barro Preto, e foi transferido a convite da diretoria do Sinfarmig. O seminário da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco antecede o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) e tem como objetivo de discutir as ameaças aos direitos e à democracia e as conseqüências para o Sistema Único de Saúde – SUS

A Abrasco justifica que “a sociedade brasileira sofreu inúmeras perdas e ameaças, devido aos retrocessos políticos que produziram e continuam gerando perdas relacionadas aos direitos, às liberdades e à democracia que conquistamos a partir do processo de redemocratização do país”. A associação ressalta que nesta conjuntura de profundo retrocesso, o SUS passa a ser atacado com grande voracidade pelos looby das empresas do mercado dos planos de saúde, inclusive das grandes líderes do mercado americano. 

A iniciativa faz parte de uma estratégia de resistência e compreensão do cenário do país por meio do diálogo e ações que contribuam para superar a conjuntura, em particular no campo da saúde. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 25 de maio – sexta-feira

• Manhã

9h às 11h - “Direitos conquistados, direitos perdidos: implicações na saúde e na vigilância sanitária”

Coordenadora: Ana Cristina Souto

Expositora: Maria Tereza Dias (Faculdade de Direito UFMG)

Debatedora: Ediná Alves Costa

• Tarde

14h às 17h – Continuação do debate e síntese para elaboração do documento final.

 

Local: Rua dos Tamoios, 462/12º andar – Centro, Belo Horizonte

 

Data:  25 de maio

Fonte: Abrasco

Publicada em 25/05/18