Mais um sorteio de bolsa integral para farmacêuticos sindicalizados. Convênio entre o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e o Instituto de Pós-Graduação IPOG irá sortear uma bolsa integral para o curso Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, que terá início dia 08/12. 

Quem se interessar pelo curso ou quiser participar do sorteio pode enviar nome e telefone para o e-mail comunicaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 25/10, às 12h. Além disso, todos os farmacêuticos sindicalizados terão direito a desconto de R$160,00 nas matrículas realizadas até o dia 24/10. 

O curso voltado exclusivamente para graduados em Farmácia terá duração de 20 meses visa fornecer conhecimentos e desenvolver habilidades plenas para  que o farmacêutico atue com foco no usuário do medicamento e alcance os resultados positivos com o tratamento. 

Os especialistas poderão atuar em empresas privadas e órgãos públicos, no âmbito da farmácia e drogaria, farmácia hospitalar e unidades básicas de saúde. A Pós-Graduação pretende prepará-los também para os serviços de atendimento ao consumidor de indústrias farmacêuticas, em programas de farmacovigilância, de desenvolvimento de medicamentos genéricos, de monitoração terapêutica em hospitais e laboratórios de análises clínicas, além de programas de segmento de pacientes.

As inscrições podem ser feitas pelo https://goo.gl/NrQHsS  e outras informações com Isabela Melo pelo (31) 98338-6735.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 22/09/17

 

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e a Faculdade São Camilo acabam de decidir pela prorrogação do prazo de inscrições para a bolsa de 100% no curso de Pós-Graduação em Farmácia Oncológica, que acontecerá na Unidade de Belo Horizonte. 

Os farmacêuticos sindicalizados que quiserem concorrer ainda podem enviar e-mail para  comunicaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome e telefone até o dia 16/10, às 12h. 

Com a mudança, o curso só terá início no dia 20/10 com aulas mensais às sextas à noite e aos sábados durante o dia, de acordo com calendário proposto pela Instituição de ensino. 

A Pós terá duração de 18 meses e é voltada somente para graduados em Farmácia. O objetivo é promover maior segurança na terapia para o paciente oncológico, por meio da assistência farmacêutica.

A especialização pretende atualizar profissionais que atuam ou desejam trabalhar em serviços multidisciplinares de saúde e que exijam a manipulação dos medicamentos quimioterápicos antineoplásicos. 

As inscrições ainda estão abertas no site www.saocamilo-mg.br e outras informações pelos telefones (31) 99404-6660 / (31) 98960-5618.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 21/09/17

 

 

 

O farmacêutico Homero Claudio Rocha Souza Filho acaba de assumir a Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde (SUBPAS) da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais - SES-MG.  O cargo anterior dele foi como Superintendente de Assistência Farmacêutica (SAF). Homero Filho é servidor efetivo da Secretaria onde atua desde setembro de 2006. Ele se destacou à frente da SAF mantendo na pauta o diálogo sobre incentivo farmacêutico e outras iniciativas visando à melhoria e o reconhecimento do trabalho dos profissionais. 

Para o diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Nivaldo César de Souza Júnior, os avanços na Assistência Farmacêutica no Estado nos últimos anos, vem empoderando os farmacêuticos de modo que estão sendo mais prestigiados e tendo a oportunidade de exercer ainda mais as suas competências. “Podemos destacar, em especial, a premiação recebida pelo Programa da Regionalização da Assistência Farmacêutica, proposto pelo Homero Filho e sua equipe, estratégia que ficou em 1ª lugar no Premio Inova modalidade Inovação em Políticas Públicas", afirmou. O objetivo do 1º Prêmio Inova Minas Gerais foi valorizar ideias e iniciativas de funcionários públicos com impacto positivo na prestação de serviços à população.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 18/09/17

 

 

 

A Anvisa autorizou um novo radiofármaco no mercado de medicamentos no Brasil. O novo produto é o Bioglico (Fludesoxiglicose-18F) registrado pela empresa Delfin Fármacos e Derivados Ltda.

Este medicamento é utilizado em exames de tomografia por emissão de pósitrons, utilizados para diagnósticos na área de câncer, cardiologia e neurologia.

O Fludesoxiglicose-18F é um radiofármaco, um medicamento que possui pelo menos um átomo radioativo, que traz o isótopo radioativo do Flúos-18. O novo registro aumenta a oferta de medicamentos para diagnósticos por tomografia.

Os radiofármacos prontos para o uso são relativamente recentes. O primeiro registro da Anvisa para um produto deste tipo foi dado em 2015, também para um medicamento com Fludesoxiglicose (18F). O uso do medicamento é  exclusivo do sistema hospitalar.

Indicações específicas aprovadas para o medicamento

Oncologia: Para avaliação do metabolismo anormal de glicose a fim de auxiliar na avaliação de malignidade em pacientes com anormalidades conhecidas ou suspeitas encontradas por meio de outras modalidades de testes, ou em pacientes com diagnóstico preexistente de câncer.

Cardiologia: Para identificação do miocárdio ventricular esquerdo com metabolismo residual de glicose e perda reversível da função sistólica em pacientes com doença arterial coronariana e disfunção ventricular esquerda, quando utilizado em conjunto com imagem de perfusão miocárdica.

Neurologia: Para identificação de regiões com metabolismo anormal de glicose associado com focos de convulsões epiléticas.

 

Fonte:  Anvisa

Publicado em 13/09/17

 

 

 

Um convênio entre o Sinfarmig e a Faculdade São Camilo vai sortear uma bolsa integral para o curso de Pós-Graduação em Farmácia Oncológica, que está sendo oferecido em Belo Horizonte pela Faculdade São Camilo.

Os farmacêuticos sindicalizados que quiserem concorrer a bolsa de 100%  podem enviar e-mail para o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig pelo comunicaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome e telefone até o dia 21/09, às 12h. 

O curso terá início na próxima sexta-feira, 22/09, com aulas mensais às sextas à noite e aos sábados durante o dia, conforme calendário proposto pela Instituição de ensino.  

A especialização visa capacitar e atualizar profissionais que atuam ou desejam trabalhar em serviços multidisciplinares de saúde e que exijam a manipulação de medicamentos quimioterápicos antineoplásicos. 

O curso terá duração de 18 meses e é voltado somente para graduados em Farmácia. O objetivo da Pós é promover maior segurança na terapia para o paciente oncológico, por meio da assistência farmacêutica.

Inscrições no site www.saocamilo-mg.br e outras informações pelos telefones (31) 99404-6660 / (31) 98960-5618.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 19/09/17

 

 

 

Os farmacêuticos sindicalizados interessados em concorrer a uma bolsa integral no curso de Pós-Graduação em Farmácia Oncológica já podem enviar e-mail para o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome e telefone até o dia 21/09, às 12h. É que um convênio entre o Sinfarmig e a Faculdade São Camilo irá viabilizar o sorteio de uma bolsa de 100% para o curso, que terá início na próxima sexta-feira, 22/09. 

As aulas da Pós-Graduação serão ministradas mensalmente nas sextas à noite e aos sábados durante o dia, conforme calendário proposto pela instituição.  O objetivo da especialização é capacitar e atualizar profissionais que atuam ou desejam trabalhar em serviços multidisciplinares de saúde e que exijam a manipulação de medicamentos quimioterápicos antineoplásicos. 

O curso voltado exclusivamente para graduados em Farmácia terá duração de 18 meses e visa promover maior segurança na terapia para o paciente oncológico, por meio da assistência farmacêutica.

Inscrições no site www.saocamilo-mg.br e outras informações pelos telefones (31) 99404-6660 / (31) 98960-5618.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 15/09/17

 

 

 

 

 


Campanha salarial 2017 - Farmacêuticos de Transportadoras


 
Pela primeira vez, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas – Gerais se reuniu com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – Setcemg para tratar da Campanha Salarial dos farmacêuticos que atuam em transportadoras. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 06/09 na sede do Sindicato Patronal.
O Sinfarmig abriu o diálogo explicando a importância da construção de uma Convenção Coletiva de Trabalho -(CCT para o segmento que possui mais de 200 empresas com atuação de farmacêuticos, segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG. Representantes do Setcemg sinalizaram com total disposição para negociar a nova CCT e se mostraram bastante surpresos, pois tinham informações de que apenas uma  transportadora no Estado possuía farmacêuticos em seu quadro de funcionários.
Eles garantiram que os farmacêuticos de transportadoras terão a própria Convenção em breve. Entretanto, argumentaram que como o segmento ainda não foi mapeado será necessário realizar um levantamento das informações sobre a atuação dos profissionais, como por exemplo, locais onde trabalham e quais atividades desempenham para limitar quais delas estão sob jurisprudência do Setcemg.
A entidade patronal solicitou, ainda, um prazo de 60 dias para agendar uma nova reunião com o Sinfarmig visando apresentar os dados para dar continuidade ao processo de negociação. O Setcemg explicou ainda que por causa destes prazos a CCT só poderá ser fechada na próxima data-base, maio de 2018.
O quantitativo de farmacêuticos de transportadoras vem crescendo depois que a legislação passou a exigir a obrigatoriedade da presença dele como responsável técnico habilitado nos quadros das empresas. Tanto naquelas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos.

No final da reunião, o   presidente da Federação dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Estado de Minas Gerais – Fetrtominas, Antonio da Costa Miranda, que também aguardava um compromisso no Setcemg se mostrou muito receptivo ao diálogo sobre a legitimidade da representação dos farmacêuticos que atuam em transportadoras e apoiou a iniciativa do Sinfarmig em iniciar o processo de construção da CCT própria do segmento.


Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig
Publicada em 06/09/17
 

Mais Artigos...